Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicatos de Uberaba querem discutir revisão do plano de custeio do Instituto de Previdência dos servidores

Sindicatos de Uberaba querem discutir revisão do plano de custeio do Instituto de Previdência dos servidores

Dirigentes dos três Sindicatos que representam servidores de Uberaba reuniram-se, na semana passada, para tratar da proposta de revisão do plano de custeio do IPSERV, o Instituto de Previdência da categoria. Os presidentes Luís Carlos dos Santos (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU), Jasminor Francisco Costa (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviço de Esgoto de Uberaba – SINDAE) e Bruno Ferreira (Sindicato dos Educadores do Município – SINDEMU) – os três na foto – discordam do reajuste no índice devido pelo funcionalismo.

O ajuste na alíquota vem sendo colocado como alternativa à saúde financeira do IPSERV, caso contrário, o fundo de recursos financeiros do Instituto deve esgotar e não terá mais disponibilidade para pagar os benefícios previdenciários dos servidores inativos e pensionistas.

Em recente declaração à imprensa, o secretário municipal de Finanças, Wellington Fontes, disse que o projeto que trata dessa revisão será encaminhado para a análise do Legislativo em junho. Ao Jornal da Manhã, o secretário informou que a alíquota de contribuição deveaumentar de 11% para 14%, tanto para o servidor quanto para a cota patronal a cargo da Prefeitura.

Luís Carlos dos Santos revela, contudo, que os sindicatos não foram chamados a participar da elaboração do projeto, que altera a legislação vigente. “Somos representantes da categoria e nada mais justo do que sermos chamados para participar da discussão. Deixar os sindicatos de fora é preocupante”, coloca o dirigente do SSPMU.

Além dele, os presidentes do SINDEMU e SINDAE assinam ofício dirigido à Prefeitura solicitando informações detalhadas sobre a proposição que altera o custeio do IPSERV. Documento foi protocolado na última sexta-feira (18 de maio).

“Aguardamos retorno do Governo o mais breve possível, até para posicionar os servidores que estão preocupados com a possibilidade de mais uma vez serem penalizados”, destaca Luís Carlos.

Visita ao CAISM
Cumprindo o cronograma de visitas aos locais de trabalho, diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) estiveram, na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Atenção Integral À Saúde da Mulher (CAISM). O presidente da FESERP-MG e da seccional Minas Gerais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) Cosme Nogueira acompanhou a visita.

Essa peregrinação aos locais de trabalho dos servidores vem sendo realizada durante todo o mês de maio, escolhido por ser o período que se celebra mais intensamente a luta dos trabalhadores. As reuniões servem para divulgar as ações do sindicato e ouvir críticas, elogios e sugestões. Ao final é feito sorteio de brindes entre os servidores filiados, sendo possível fazer a filiação durante as reuniões.

Filiação

 “Temos total interesse em filiar à CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), principalmente pelo trabalho de base que a CSB realiza com os sindicatos, além do excelente Congresso Estadual realizado em setembro do ano passado em Belo Horizonte, quando o Sindicato de Uberaba participou como convidado e os representantes que lá estiveram elogiaram muito o conteúdo e a organização do evento”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Luís Carlos dos Santos, durante reunião  Cosme Nogueira, que estava acompanhado do coordenador da Central na região do Triângulo Mineiro, Mauro Sérgio Melo.

Fonte: FESERP/MG