Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB MG fortalece atuação com visitas a sindicatos do estado

CSB MG fortalece atuação com visitas a sindicatos do estado

Regional acredita no trabalho de base como principal instrumento de luta do movimento sindical

Desde a formação e eleição da sua diretoria, no segundo semestre do ano passado, a Seccional da CSB em Minas Gerais tem intensificado a aproximação entre a Central e os sindicatos do estado. Com o objetivo de apresentar os princípios e as lutas da Entidade aos dirigentes mineiros e entender as reivindicações e necessidades de cada localidade, duas regiões já receberam as visitas do presidente Regional, Cosme Nogueira, junto aos diretores.

Dois dos últimos sindicatos visitados foram o dos vigilantes de Uberaba e Região e o dos trabalhadores rurais do município de Santa Vitória ao longo desta semana, mas outras categorias também realizaram encontros com a CSB MG no Triângulo Mineiro e no Pontal do Triângulo. Mototaxistas foi outra categoria que se reuniu com a Central. Todos os encontros aconteceram nas sedes dos próprios sindicatos.

“Este nosso trabalho com a base consiste em visitar sindicatos filiados e não-filiados à CSB com o intuito de divulgarmos as ações da Entidade e abrirmos as portas da Central aos sindicatos dessas regiões. Neste momento de crise em que o movimento sindical sofre com a desobrigatoriedade da contribuição sindical, é muito importante estarmos ao lado dos dirigentes. Talvez, hoje, a CSB seja a única Central que está fazendo esse trabalho de base. E temos recebido uma resposta positiva dos sindicalistas”, conta Cosme Nogueira.

O secretário de Formação Sindical da CSB Nacional ainda destaca que os esforços da Entidade na defesa dos profissionais brasileiros já têm sido reconhecidos por vários sindicatos de Minas Gerais – o que, para o dirigente, é resultado do incansável combate da Central contra retrocessos nos direitos dos trabalhadores.

“É algo muito interessante. A CSB está ultrapassando fronteiras. E é aquilo que o Antonio Neto, nosso presidente, fala. Você não tem uma central se não tiver sindicatos. Você não tem uma federação se não tiver sindicatos. Você não tem confederação se não tiver sindicatos. Ou seja, os sindicatos são o grande pilar de sustentação do movimento sindical. Por isso, nosso compromisso maior é o de fortalecer e valorizar os sindicatos. A CSB é uma central plural, que valoriza as entidades através da qualificação dos dirigentes e do apoio às mobilizações. E é isso o que temos feito em Minas Gerais”, completa Nogueira.

Plenária

Para esclarecer dúvidas e orientar os dirigentes sobre como lidar com um dos maiores golpes ao movimento sindical na história recente, a reforma trabalhista, a CSB MG pretende promover uma plenária no estado ainda este ano. A ideia é capacitar os dirigentes por meio de debates e palestras a respeito do tema.

Abaixo, saiba como foram as visitas de outras Seccionais da CSB a sindicatos de outros estados:

CSB CE se reúne com sindicatos para debater realidade do País

Seccional da CSB no Rio Grande do Sul tem como prioridade apoio à mobilização regional em 2018

Primeiro encontro regional da CSB RS debate reforma trabalhista e assédio contra mulher

Compartilhe!