Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa de 8° Fórum Mundial da Água em Brasília

CSB participa de 8° Fórum Mundial da Água em Brasília

Evento que reuniu mais de 120 mil participantes discutiu caminhos para a preservação da água

A capital federal foi o palco do 8º Fórum Mundial da Água, que aconteceu entre os dias 18 e 23 de março. Essa foi a primeira vez que o evento foi sediado no hemisfério Sul. Com mais de 120 mil participantes, de 172 países, o segundo o secretário dos Trabalhadores na Pesca da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Ronildo Nogueira Palmere, também marcou presença na edição.

Palmere lembra que é muito importante ter o Brasil como sede de um evento importante, que discute a situação da água no mundo todo. “O Brasil tem a maior Bacia Hidrográfica do mundo, a Bacia do Rio Amazonas. É importante discutir a água aqui porque temos que defender essa água como nossa. Não queremos que nas nossas águas tenham placas de empresas que cuidem dela enquanto pagamos altos impostos para usar o que é nosso. Queremos respeito nesse sentido e conseguimos voz”.

O 8° Fórum Mundial da Agua teve repercussão na mídia, e o secretário da Central afirma que é importante para a CSB estar no evento e também marcar posição. “Temos amadurecido e crescido. Mostramos que estamos ativos nas brigas pelos direitos de representar os indígenas, a população ribeirinha e os quilombolas. São eles que guardam as nossas águas e as nossas florestas com conhecimento e respeito”.

A próxima edição do Fórum Mundial da Água será no Senegal, África, daqui a três anos. O evento resultou em um documento com medidas e resoluções, que deve ser seguido até antes do próximo encontro.

Saiba mais informações sobre o 8° Fórum Mundial da Água.