Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB participa da 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

CSB participa da 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora

“Esse evento vai abrir novos horizontes e mostrar que a responsabilidade com a saúde do funcionário também é do patrão”, afirmou a secretária da Central Erica de Araujo

A diretora da Confederação Nacional dos Agentes de Saúde (CONACS) e secretária de Saúde e Segurança da CSB em Goiás, Erica Oliveira de Araujo, participa da 1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, em Brasília. O evento, iniciativa do Conselho Nacional de Saúde, começou nesta quarta-feira (18) e vai até sexta (20).

A dirigente acredita que a discussão do tema é de fundamental importância porque o empregado não entende que a empresa também deve atuar no combate à doença dele. “Hoje, o trabalhador passa por ‘n’ situações no serviço e acha que é em casa que ele adquiriu traumas, mas a maioria dos traumas foi adquirida no trabalho. Ele acha que é problema pessoal e não do patrão”, analisou.

Na avaliação da secretária, de maneira geral, os empregadores não assumem a responsabilidade de maneira proativa. “No cargo de agente de saúde, boa parte tem problemas psicológicos, faz tratamento com psiquiatra devido à pressão do trabalho. Eu não vejo nenhum preparo ainda da parte do empregador”, exemplificou.

Erica afirmou que a 1ª Jornada pode mudar esse quadro. “Penso que é um novo caminho para a gente poder abrir a mente do empregador. Esse evento vai abrir nosso horizonte e mostrar que a responsabilidade com a saúde do funcionário também é do patrão”, finalizou.

Entre os assuntos que estão sendo tratados no seminário estão a crise econômica e os impactos da reforma trabalhista na saúde; governança, pactuação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); indicadores de saúde dos trabalhadores e trabalhadoras; desafios do controle social na defesa do direito à saúde; formação em saúde; observatório digital de saúde e segurança do trabalho; e pesquisas realizadas.

Os temas estão sendo expostos por especialistas. Ao final cada mesa há espaço para debate entre os participantes.