Central dos Sindicatos Brasileiros

Mais de 2 mil pessoas celebram os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajus (CE)

Mais de 2 mil pessoas celebram os 50 anos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajus (CE)

Para presidente da entidade, a não votação da reforma da Previdência é um grande presente para categoria

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajus (CE) comemorou no último sábado (17), no Centro Cultural Maloca dos Brilhantes, em Pacajus, cidade a 50 km da capital cearense, seus 50 anos de existência. A festa, que contou com a presença de mais de duas mil pessoas, foi marcada por homenagens, sorteios de brindes e discurso de diversas autoridades, como o prefeito Bruno Figueiredo e o deputado estadual Moisés Braz.

Anfitrião do evento, o presidente do sindicato, José Sinval Filho, acredita que o maior presente em comemoração aos 50 anos é a não votação da reforma da Previdência.

“Esse é um grande momento de comemoração dos 50 anos de existência do sindicato, mas considero também um momento de comemoração da não aprovação da reforma da Previdência, aliás a não votação. Esse eu considero a maior vitória para nós, que somos rurais e representantes deste sindicato de grandes batalhas”, falou Filho.

Em um momento de incertezas, Filho acredita que a unidade dos trabalhadores seja um dos fatores determinantes para uma vida tão longa da entidade. “O povo nordestino é um povo esperançoso, é um povo que precisa vencer as dificuldades, mas que precisa, além de ter fé em Deus, confiar na unidade deste povo que é muito guerreiro”, completou o líder dos rurais.

Neste meio século de existência, os trabalhadores rurais de Pacajus tiveram diversas conquistas, vindas por meio da atuação do sindicato, que hoje representa mais de sete mil trabalhadores.

“As principais conquistas destes 50 anos foram a aprovação da idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, sendo que antes elas nem podiam se aposentar. Conseguimos o salário-maternidade para as mães agricultoras e conseguimos o avanço do Garantia-Safra e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) ”, declarou Filho, afirmando que a próxima batalha será eleger, nas eleições deste ano, pessoas realmente compromissadas com os interesses dos trabalhadores.

Homenageado na festa, o presidente da Seccional Ceará da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Francisco Moura, acredita que esses 50 anos do sindicato representa muito para o movimento sindical.

“Este aniversário é um evento muito importante. Hoje, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajus está comemorando 50 anos de muitas lutas, conquistas, batalhas e de muito trabalho em defesa do homem do campo, da reforma agrária e em defesa de um Brasil mais justo. Para a Central é uma data muito importante, e nós temos orgulho de ter como filiado este sindicato.  A luta do trabalhador do campo e da cidade é uma só, é a luta pela sobrevivência, por um Brasil mais justo e por melhores condições de trabalho, e este sindicato tem tido papel importante na luta por dias melhores para os trabalhadores rurais. Nesta reforma da Previdência eles também deram uma contribuição grande, se posicionando contra o desmantelo que governo está trazendo para o Brasil”, falou Moura, que também é vice-presidente da CSB.

História

A entidade nasceu no dia 11 de fevereiro de 1968, em um momento no qual o simples ato de se reunir podia acarretar em graves danos aos cidadãos. Mas companheiros conscientes da importância do homem e da mulher do campo na construção de um país mais justo e igualitário fundaram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Autônomos de Chorazinho-Pacajus, que tinha sede no distrito de Chorazinho.  Em 02 de maio do mesmo ano, o sindicato passou a se chamar Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pacajus .