Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicalista da CSB/MT participa de evento no PR

Sindicalista da CSB/MT participa de evento no PR

Alguns podem pensar que vida de sindicalista é fácil, pois, na concepção de muitos, líder sindical tem estabilidade, é muito bem pago, tem pouco trabalho a fazer e gasta o dinheiro do sindicalizado com o que não é necessário.

Contudo, a realidade é bem diferente e o que mais tem para quem ocupa este cargo são responsabilidades e deixar de lado a vida pessoal, quase como um sacerdócio. Muitas vezes até se gasta dinheiro do próprio bolso para fazer o sindicato andar até que se resolvam pendências administrativas. Uma dessas líderes é a presidente do Sindicato dos Empregados em Administradora de Consórcio, Vendedores de Consórcios, inclusive autônomos, Empregados e Vendedores em Concessionárias, Garagens e Revenda de Veículos, Distribuidora de Veículos e Congêneres do Estado de Mato Grosso (Sindrecauto), Shirley Maria Camargo de Oliveira, que também é Secretária de Organização e Mobilização da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) em Mato Grosso. Na última semana ela deixou a vida pessoal de lado e viajou para Curitiba.

Em pauta a Reorganização do Sindicato dos Trabalhadores em Administradoras de Consórcios (Sintracon/PR) e eleição da diretoria. “O Sintracon perdeu a diretoria e, desde 2016, estava sob junta governativa. A Fenatracon então, assumiu a responsabilidade de apoiar os trabalhares da categoria no estado do Paraná e, juntos, fizemos a assembleia para reorganizar e eleger nova diretoria que poderá então, retomar as atividades, inclusive estabelecer negociação para convenção coletiva”, explicou Shirley.

Agora a ata da Assembleia Geral Extraordinária e Estatuto aprovado já foram para o cartório e a base aguarda o registro para entrar com os documentos no Ministério do Trabalho e Emprego. Shirley indica que os trabalhadores do segmento de vendas do Paraná podem entrar em contato na sede da CSB/PR, que agora é a casa da nova entidade, pois a mesma ninguém sabia onde estava. “Lá, a Suemy (CSB) e os diretores eleitos  irão dar encaminhamento necessário”, informa.

Ela salienta que na reunião dezenas de trabalhadores compareceram. Vieram também trabalhadores do interior de cidades circunvizinhas sendo o total aproximadamente de 60 pessoas. Muitos conseguiram até dar “aquela escapadinha” para se manifestar e mostrar o apoio ao grupo que conseguiu, depois de muitos anos – e com o apoio da Fenatracon e CSB/PR -, resgatar o Sintracon. “Aqui estiveram presentes a base do Sintracon, o presidente da CSB/PR Cacá Pereira e eu, representando a  CSB/MT e secretária da Fenatracon”, revelou. Na ocasião foi aprovada também a reforma estatutária

Nesta semana Shirley também participa de um evento do Fórum em defesa da liberdade  Sindical, que é uma iniciativa das centrais sindicais e o Conalis, uma agenda paralela. “Quanto a agenda do Sintracon, na última quarta-feira (11.04) faremos uma reunião para explicar o andamento e lançaremos novo edital para pauta de reinvidicaçõess  para construção da Convenção Coletiva 2018. Os diretores da entidade e a Fenatracon, só estão aguardando a validação da atualização dos dados no MTE para marcar reunião com o sindicato patronal – SINAC.

A sindicalista também faz questão de agradecer aos dirigentes da CSB/PR que providenciaram toda a estrutura para a participação dela no evento e poder contribuir de forma efetiva com os rumos de fortalecimento do segmento o qual defende.

Fonte: CSB/MT