Central dos Sindicatos Brasileiros

‘O atual prefeito de Itatiba conseguiu piorar o que estava ruim’, diz presidente do Sindicato dos Servidores

‘O atual prefeito de Itatiba conseguiu piorar o que estava ruim’, diz presidente do Sindicato dos Servidores

Servidores estão em difícil negociação com prefeitura 

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itatiba (filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros-CSB), Rodnei Silvano, considerou uma covardia a proposta de reajuste salarial do funcionalismo público em 0,5%. “A proposta da prefeitura é tão ruim, que nem devemos chamá-la de proposta”, declarou Silvano.

Esta foi a segunda rodada de negociação e ela chegou a ser cancelada em algumas oportunidades. Na primeira tentativa de acordo, a atual administração disse que não reajustaria nem salário e nem o vale alimentação dos quase 3 mil servidores.

Nesta segunda rodada, a prefeitura de Itatiba ofereceu 0,5% de reajuste no salário e 2,93% no vale-alimentação. “Este foi o menor índice proposto pela administração nos últimos 12 anos. Isso é uma covardia com os servidores, pois vem do prefeito Douglas Augusto [PPS] que, enquanto era vereador, dizia-se ser favorável aos servidores e compartilhava da luta pela valorização dos profissionais. Ele conseguiu piorar o que estava ruim”, desabafou o sindicalista.

Ainda de acordo com o presidente Silvano, os servidores serão convocados para assembleia nos próximos dias. Eles analisarão a proposta e caso seja recusada, o sindicalista diz que pode ser marcada manifestação em repúdio ao valor apresentado pela administração, um dia de paralisação ou até mesmo greve. “Quem decidirá os próximos passos serão os trabalhadores e trabalhadoras. É a classe que determina quais serão as medidas que devem ser adotadas contra esse desrespeito”, destacou.

A atual administração alega problemas de caixa e por isso não conseguiria nem repor a perda inflacionária que os trabalhadores tiveram. Parte dos servidores questiona atitude, principalmente após aumento abusivo do IPTU e vários cortes em áreas importantes.

A assembleia para que os servidores opinem sobre a proposta da prefeitura será realizada nesta quarta-feira (4), às 18h30, na Praça da Bandeira, Centro de Itatiba.

Fonte: Sindicato dos Servidores Municipais de Itatiba