Central dos Sindicatos Brasileiros

Dirigente da CSB critica números do Conselho Nacional da Previdência Social em Brasília

Dirigente da CSB critica números do Conselho Nacional da Previdência Social em Brasília

Lucio Antonio Bellentani, presidente do Sindicato dos Aposentados e conselheiro titular, participou da reunião do grupo e criticou a ausência dos números da arrecadação da Previdência

A reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) foi pautada pelo Anuário Estatístico da Previdência Social de 2016, pelo Perfil do Microempreendedor Individual (MEI) e pelo canal de serviços do INSS. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (22), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília.

A apresentação do anuário foi feita pelo coordenador-geral de Estatística, Demografia e Atuária da Subsecretaria do Regime Geral da Previdência Social, Alexandre Zioli Fernandes. De acordo com o levantamento, “o valor líquido de emissão de benefícios em 2016 foi 15,1% superior a 2015, passando de 6,34% para 6,99% do PIB. O maior crescimento relativo da despesa ocorreu entre os auxílios, com 17,6%”.

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Aposentados e conselheiro titular, Lucio Antonio Bellentani, a explanação poderia ter dado mais informações, principalmente dados relacionados à arrecadação.

“Quais são as arrecadações que compõem a bolsa da Previdência Social? Eles só mostraram os gastos. Nas entradas você verifica a contribuição do assegurado, mais nada. A ausência disso não permite a clareza para o combate à proposta de reforma que o governo está fazendo. Se colocar esses dados, vai ver que a Previdência não é responsável por toda essa falência do Estado”, questionou o dirigente da CSB.

Em seguida, os conselheiros analisaram o perfil do MEI, elaborado pelo Sebrae. Segundo a pesquisa, 52,4% são homens e 47,6% são mulheres. Eles atuam, principalmente, em serviços (38,3%) e comércio (36,4%). A faixa etária e escolaridade estão bem homogêneas: 31% tem de 30 a 39 anos, 28% tem de 40 a 49 anos e 26% tem de 50 a 64 anos; 33% tem até o ensino médio; 34% completaram o ensino médio ou são técnicos e 32% possuem no mínimo ensino superior.

Por fim, o diretor de Atendimento Institucional do INSS, Ailton Nunes de Matos Junior, mostrou as novidades do Portal “Meu INSS”, plataforma online em que o beneficiário tem acesso a consultas e serviços em casa. Segundo ele, na próxima versão do programa, será possível “atualizar dados cadastrais, alterar conta bancária e requerer a certidão do PIS”.

Atualmente, o usuário pode solicitar concessão automática, agendamento de benefício, simulação de tempo de contribuição e acompanhamento de processo.

Segundo Antonio Bellentani, muitas pessoas estão encontrando dificuldades em conseguir a senha para o sistema. Ele afirmou que é preciso simplificar a operação.