Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB debate políticas públicas no Fórum Social Mundial da População Idosa, em Porto Alegre

CSB debate políticas públicas no Fórum Social Mundial da População Idosa, em Porto Alegre

Central foi representada pelo presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, Lúcio Bellentani

O presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, Lúcio Bellentani, debateu a importância da criação de políticas públicas durante a abertura do Fórum Social Mundial da População Idosa, realizada nesta segunda-feira (22), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Com o tema “População idosa, Porto Alegre cidade amiga do idoso”, o evento promoverá discussões e palestras até sexta (26).

Na avaliação do dirigente, “os direitos dos aposentados estão sendo todos aviltados”. “Não há perspectiva para a aposentadoria dos jovens que começam a trabalhar hoje. O idoso necessita de políticas para a saúde, de transporte, de locomoção e assim por diante”, ressaltou.

O presidente reforçou que a “CSB está nessa luta de garantia dos direitos contra as reformas absurdas que o governo vem fazendo [reformas trabalhista e previdenciária]”.

O Fórum conta com a participação e apoio de diversas entidades públicas, privadas e de classe, como a CSB.

Ditadura

Compondo as atividades do Fórum, Bellentani ministrará a palestra “Relatos da Luta Sindical na Ditadura Brasileira”, nesta terça (23), às 18h, na sede da CSB RS, em Porto Alegre.

O dirigente é a testemunha central do documentário “Cúmplices? A Volkswagen e a ditadura militar no Brasil”, produção da TV Pública Alemã que revela a participação da montadora na repressão cometida pelo regime militar brasileiro. Ferramenteiro da Volkswagen, ele foi preso e torturado por policiais do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) dentro das dependências da montadora, em São Bernardo do Campo (SP), no dia 29 de julho de 1972.

Com grande repercussão internacional, o vídeo concorre atualmente ao prêmio de melhor documentário alemão de 2017.