Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB promove ciclo de palestras sobre a reforma trabalhista para dirigentes sindicais gaúchos

CSB promove ciclo de palestras sobre a reforma trabalhista para dirigentes sindicais gaúchos

Após Novo Hamburgo, as cidades de Santa Cruz e Uruguaiana recebem evento para debater a Lei 13.467

A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), em parceria com o Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus RS), a Federação dos Municipários do Estado do Rio Grande do Sul (Femergs) e Associação Gaúcha de Advogados Trabalhistas (Agetra), promoveu na cidade de Novo Hamburgo (RS) um ciclo de palestras sobre a Lei 13.467, que trata da reforma trabalhista, em vigor desde do último dia 11 de novembro.

O evento, voltado à dirigentes sindicais de diversos sindicatos e categorias do Rio Grande do Sul, contou com a palestra do advogado Alvaro Klein da Agetra, que fez uma reflexão sobre as ações do atual governo contra os direitos dos trabalhadores.

O segundo palestrante foi o Desembargador Marcelo José Ferlin D’Ambroso, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, que explicou aos dirigentes sobre as diferentes situações que inquietam tanto a Justiça do Trabalho quanto as entidades representativas. Além das explanações, os participantes puderam tirar suas dúvidas com os palestrantes.

A CSB RS também exibiu vídeo que conta com a participação da consultora jurídica Zilmara Alencar, no qual ela destaca pontos importantes da reforma para a viabilidade funcional das entidades sindicais. O Desembargador D’Ambroso aproveitou a oportunidade para realizar o lançamento de seu livro, intitulado “Direito do Trabalho, Direito Penal do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e a REFORMA TRABALHISTA”.

Para a presidente da CSB Seccional Rio Grande do Sul, Eliane Gerber, os eventos organizados pela Seccional em todo estado mostram que a CSB cumpre o seu propósito e vai além dos discursos.

 “O evento teve uma repercussão extremamente positiva. Alguns dirigentes já solicitaram para seus sindicatos ou em sua região. Isso enraíza aquilo que a CSB mais aposta, que é ser uma Central formadora, ser uma Central capacitadora do seu dirigente sindical e no fortalecimento de seus sindicatos filiados. Promovendo esses eventos, nós acreditamos que praticamos aquilo para qual a CSB está vocacionada”, disse Eliane, que ainda afirmou que as ações precisam ser espalhadas por todo interior do estado.

 “Nós somos uma CSB de 92 sindicatos, que estão espalhados pelo Rio Grande do Sul, não podemos ficar centralizados na prática sindical na capital. Os filiados do interior necessitam do nosso acompanhamento, e esse é nosso compromisso com esses sindicatos que entraram para dentro da Central. É importante mostrar para eles que a CSB não é só discurso, mostrar que ela é na prática aquilo que ela se propõe a fazer, e esse será nosso grande diferencial”, finalizou a presidente.

Santa Cruz e Uruguaiana

 As próximas cidades que receberão os ciclos de palestras são Santa Cruz, nesta segunda-feira (18), no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos do município, e Uruguaiana na próxima quarta-feira (20), no Sest Senat.

 Para estes eventos, os participantes acompanharão as palestras sobre a reforma trabalhista e sobre assédio moral com Aguinaldo Caetano, diretor do Sinjusrs, e com o desembargador Marcelo José Ferlin D’Ambroso.