Central dos Sindicatos Brasileiros

Em MG, mulheres trabalhadoras da centrais sindicais discutem aposentadoria em fórum estadual

Em MG, mulheres trabalhadoras da centrais sindicais discutem aposentadoria em fórum estadual

Durante ato de lançamento, organização protestou em defesa da consolidação dos direitos trabalhistas

Em um ato realizado na última terça-feira (3), na Praça Sete, na capital mineira, as mulheres trabalhadoras das centrais sindicais fizeram o lançamento do fórum estadual mineiro. Nascido para ser um braço do fórum nacional, o ato reuniu mais de mil pessoas e teve como bandeira a defesa da aposentadoria e a luta por nenhum direito a menos dos trabalhadores.

Segundo a secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonieta de Faria, a Tieta, o ato também contou com a participação de diversos movimentos sociais.

“Outros movimentos sociais vieram para agregar. Foram grupos que lutam contra a reforma da Previdência, grupo de aposentados, servidores, mulheres bordadeiras, entre outras. Inclusive os homens das centrais estiveram para nos dar o apoio. Também estiveram presentes bastantes membros da CSB” falou Tieta, que também é secretária-geral da Seccional Minas Gerais da Central.

Além dos discursos realizados pelas mulheres das centrais que participam do fórum estadual, houve uma votação simbólica para apurar a opinião da população sobre a reforma trabalhista.

O fórum estadual produziu um varal com as fotos de todos os parlamentares mineiros que votaram contra os trabalhadores. Também foram feitas panfletagem e distribuições de cartilhas sobre as reformas. Para o futuro, as mulheres devem se reunir para fazer uma avaliação deste lançamento.

Haverá reuniões periódicas para que haja o crescimento do movimento em Minas Gerais.