Central dos Sindicatos Brasileiros

Trabalhadores do Judiciário gaúcho em Estado de Greve

Trabalhadores do Judiciário gaúcho em Estado de Greve

Mobilização pelas ruas de Porto Alegre reuniu cerca de 30 mil

Na última sexta-feira, 29 de setembro, o Sindicato dos Servidores da Justiça do RS, Sindjus, com apoio da Central dos Sindicatos Brasileiros e demais entidades classistas num grande ato unificado. Todos os sindicatos realizaram suas assembleias em caráter extraordinário, para definir os rumos a serem tomados a partir dos ataques que os trabalhadores públicos vêm sofrendo de parte do pacotaço do governador José Ivo Sartori (PMDB).

Os trabalhadores da justiça, devido ao descaso do Tribunal de Justiça, TJRS, em não ter anunciado o índice de reposição solicitado, (20% e Auxilio Alimentação tal como os Magistrados recebem e estendido aos aposentados), deflagrou Estado de Greve.

“Nós vamos realizar um Acampamento Vigília no dia 5 de outubro e no dia 6 uma Assembleia Geral, em frente ao TJRS. Queremos o que é de nosso direito. A categoria está unida e se não houver acordo vamos paralisar as comarcas”, justifica o Coordenador Geral do Sindjus RS, Marco Weber.

Movimento na Rua

Na tarde de sexta-feira, cerca de 30 mil trabalhadores públicos lotaram o Largo Glênio Peres e Praça da Matriz, em frente ao Palácio Piratini, para demonstrar ao governo do Estado que em que pesem suas atitudes, com parcelamento de salários e projetos como o PL-148 que retira a representatividade dos servidores de seus sindicatos, venda de empresas como a CEEE, CRM e SUL GÁS; só serviu para unir ainda mais os servidores públicos estaduais.

“Enquanto estiver um trabalhador em pé nós vamos apontar a verdade para a sociedade gaúcha. Já tiraram do pobre quando aumentaram o ICMS para dar aos grandes empresários e agora estão nos tirando para dar para os grandes empresários. Este governo não está tirando apenas de nós, mas está tirando o o serviço público de qualidade para a população que busca saúde, educação, saneamento, segurança, justiça e muito mais”, disse o Diretor de Política e Formação Sindical do Sindjus, Aguinaldo Caetano Martins, ao se manifestar no Ato Público.

Foto: Divulgação

Texto: Jorge Pimentel (Assessoria de Imprensa SindjusRS)