Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Farmacêuticos do RJ defende ampliação de investimentos na Atenção Básica da categoria

Sindicato dos Farmacêuticos do RJ defende ampliação de investimentos na Atenção Básica da categoria

Audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Angra dos Reis

Filiado à CSB, o Sindicato dos Farmacêuticos do Rio de Janeiro defendeu a ampliação de investimentos na Atenção Básica da categoria durante a audiência pública realizada nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Angra dos Reis.

“[Na sessão] ficou claro que a assistência farmacêutica básica é de extrema importância e deveria receber um orçamento maior para suprir as necessidades”, afirmou o presidente do sindicato, Francisco Cláudio de Souza Melo.

A Atenção Básica é o conjunto dos primeiros cuidados com o paciente. No entendimento do dirigente, além da atuação em farmácias, os farmacêuticos deveriam integrar as equipes do sistema público de saúde. “O que preconizamos é que ele possa também participar junto com outros profissionais da saúde, indo ao encontro da população para ver a necessidade da população”, ressaltou.

“Se atuarmos nessa forma haverá diminuição de internações, de gasto exacerbado em medicamentos, medicamentos que estão vencendo e a população vai ser mais bem servida pelos profissionais de saúde, inclusive pelo próprio farmacêutico”, analisou.

Participaram da audiência pública o vice-prefeito de Angra dos Reis, Manoel Parente, e os vereadores Francisco Canindé da Costa Raimundo (PMDB), Kamu (PSB), Luciana Ferreira de Oliveira Valverde (PMDB) e Titi Brasil (PMDB).