Central dos Sindicatos Brasileiros

Jornalista lança livro que revela o apoio de empresas alemãs na tortura de sindicalistas durante a ditadura

Jornalista lança livro que revela o apoio de empresas alemãs na tortura de sindicalistas durante a ditadura

Lançamento acontece nesta quinta-feira (14), no centro de São Paulo

Acontece na noite desta quinta-feira (14), no centro da capital paulista, o lançamento do livro “Empresas alemãs no Brasil: o 7×1 na economia”, do jornalista alemão Christian Russau, que critica a atuação de diversas empresas alemãs no Brasil. Entre algumas multinacionais, o livro revela, através de muitos documentos, que a Volkswagen apoiou e financiou a prisão, o sequestro e a tortura de sindicalistas durante a ditadura militar.

Durante o evento, que acontece às 19h, o público presente poderá participar de um debate com o autor da obra e com o Lucio Bellentani, que atualmente é presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados do Brasil, entidade fundada e filiada à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e que sofreu na pele toda repressão revelada no livro.
A mediação do debate fica por conta de Verena Glass, da Fundação Rosa Luxemburgo, que é uma instituição de formação política.

Além da multinacional automobilística e do seu envolvimento com a ditadura, o livro conta como outras empresas alemãs faturaram com os riscos decorrentes da construção de grandes barragens na Amazônia, se beneficiaram da extração de minérios nas jazidas do Brasil, colaboram para a poluição de rios, intoxicação de trabalhadores brasileiros e como se envolveram em casos de corrupção.

A obra do jornalista alemão demostra que se a relação entre os dois países se limitasse ao 7×1 sofrido no estádio do Mineirão, durante a semifinal da Copa do Mundo realizada no Brasil, o cenário não seria tão trágico.

Serviço:
Lançamento do livro: Empresas alemãs no Brasil: o 7×1 na economia
Data: 14/09/2017
Local: Rua Conselheiro Ramalho, 945, Bela Vista, São Paulo-SP
Horário: 19h

Compartilhe!