Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato de Pescadores de Fonte Boa (AM) debate impactos das reformas trabalhista e previdenciária

Sindicato de Pescadores de Fonte Boa (AM) debate impactos das reformas trabalhista e previdenciária

Realizado neste sábado (9), encontro reuniu mais de mil pescadores de toda a região

Filiado à CSB, o Sindicato de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Fonte Boa, no Amazonas, discutiu os impactos das reformas do governo com mais de mil trabalhadores da região. O encontro foi realizado neste sábado (9), no ginásio de uma escola estadual da cidade.

Na avaliação do presidente do sindicato e 1° secretário dos Trabalhadores da Pesca da CSB, Ramindo Nonato da Silva Oliveira (conhecido como Matozão), a reforma da Previdência traz grande insegurança à categoria. Ele explicou que aqueles que trabalham no campo têm qualidades de vida e saúde comprometidas. “Cerca de 60% apresentam problemas na visão, trabalham no sol e na chuva, não tem conforto”, afirmou.

O dirigente frisou que o projeto pretende aumentar o tempo de contribuição do trabalhador do campo, o que na opinião dele não pode ser feito, já que o setor têm condições diferentes da maioria dos trabalhadores.

Aos presentes, o secretário disse também que a reforma trabalhista enfraquece todas as categorias porque os sindicatos “perderam o direito de luta por elas”. “Trabalhadores representados ficam mais fortes em relação às medidas do governo”, ressaltou.

O 1° secretário criticou ainda a ausência de investimentos na pesca por parte do governo federal, que extinguiu o Ministério da Pesca, remanejando o setor para o Ministério da Agricultura e depois para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Segundo ele, a última pasta não tem condições de gestão por conta da falta de familiaridade com a categoria.

Por fim, Oliveira criticou a falta de autonomia dos trabalhadores, que não recebem auxílio para vender os peixes aos outros estados brasileiros e ao exterior, o que acaba sendo feito por atravessadores.

Compartilhe!