Central dos Sindicatos Brasileiros

Comissão de Direitos Humanos do Senado cria subcomissão do estatuto do trabalho

Comissão de Direitos Humanos do Senado cria subcomissão do estatuto do trabalho

CSB foi representada pelo secretário de Organização e Mobilização, Itamar Kunert

Em resposta à reforma trabalhista, o senador Paulo Paim (PT-RS) pautou a elaboração de um estatuto do trabalho, que será amplamente discutido pela sociedade. Para isso, foi realizada, nesta sexta-feira (18), a primeira audiência pública da subcomissão temporária, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. O secretário de Organização e Mobilização da CSB, Itamar Kunert, participou da reunião.

“A ideia é a construção de uma carta social, trabalhista, que coloca o Brasil no novo patamar de relações laborais com direitos e benefícios equilibrados, ou seja, ele é uma ousada possibilidade para harmonizar os interesses das classes, trabalhadores e também dos empregadores. É um sonho, porém não utópico, buscamos dessa forma um diferencial que julgamos importante na construção e na transformação de um país em uma nação”, explicou Paim.

Em discurso, Itamar Kunert apoiou a iniciativa e afirmou que a CSB está à disposição para ajudar na redação do documento. “Excelente ideia. É o momento de se fazer esse estatuto. Nós precisamos mexer na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), mexer em toda a estrutura de descrição de cargo. Nós temos tempo até o ano que vem para botar uma nova Casa, botar um presidente comprometido com o País”, concordou.

O dirigente afirmou que a Central está em processo de profundo estudo da reforma. “A CSB está se reunindo nos dias 21, 22 e 23 para tirar um material aos sindicatos filiados que explica como nós vamos tratar a reforma trabalhista”, contou.

Por fim, o secretário conclamou a ida dos brasileiros para a rua com o objetivo de reforçar a luta contra a retirada de direitos.