Central dos Sindicatos Brasileiros

SINPOL/CE lança campanha pela valorização dos policias civis

SINPOL/CE lança campanha pela valorização dos policias civis

Duas mil camisetas serão distribuídas em apoio à categoria para chamar a atenção do Ceará para a realidade dos trabalhadores

Visando informar a sociedade e chamar a atenção do estado para a desvalorização do trabalhador, o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (SINDPOL/CE) lançou essa semana, em Fortaleza, a campanha “POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ: ORGULHO DO QUE FAÇO, VERGONHA DO QUE GANHO”.

Dentro da campanha, a entidade, que representa aproximadamente 2800 trabalhadores em todo estado cearense, vai disponibilizar para policias civis e sociedade civil cerca de duas mil camisetas nesta primeira fase.

Além das camisetas, o SINDPOL/CE vai pedir para todos os participantes da campanha colocarem uma foto vestindo a roupa em suas mídias sociais. No futuro também haverá outdoor e faixas.

Segundo o presidente do sindicato, Francisco Lucas de Oliveira, a desvalorização é tão grande que todo mês existe um alto número de evasões de profissionais. “O governo sempre falava que a insatisfação era só da diretoria do sindicato. Com essa campanha, vamos mostrar que a insatisfação é de toda categoria, que tem recebido muito bem essa nossa proposta. Hoje nós temos um cargo de nível superior para ingresso na polícia civil ganhando menos do que um agente penitenciário, no qual o estado exige nível médio”, falou Oliveira.

Ainda segundo o líder da categoria no estado, o Ceará tem o menor percentual de policiais per capta do Brasil. O estado de Pernambuco, que se assemelha ao Ceará, tem 6 mil policias.

“Na década de 80, a polícia civil tinha uma média de 4 mil servidores para uma população de quatro milhões de pessoas. Hoje nós duplicamos o número de cidadãos e houve uma grande redução [no número de policiais]. E isso tem ligação direta no aumento do nível do crime organizado”, finalizou Oliveira, reiterando que a policial civil cearense tem o pior salário do Nordeste.