Central dos Sindicatos Brasileiros

Com apoio da CSB, agentes comunitários de Saúde de GO fortalecem a representação da categoria

Com apoio da CSB, agentes comunitários de Saúde de GO fortalecem a representação da categoria

Central e federação reuniram-se neste sábado (22) para discutir reestruturação

Representantes da CSB e da Federação Goiana dos Agentes Comunitários de Saúde (Fegacs) reuniram-se neste sábado (22), na sede do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA), em Goiânia. O encontro foi marcado pela necessidade de fortalecimento da categoria.

Historicamente, a federação estadual é associativa. Portanto, não tem respaldo jurídico nem na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por esse motivo, a entidade iniciou o processo de sindicalização das associações com objetivo de aumentar a representação dos agentes de saúde.

“O sindicato possui condições mais amplas no sentido de trabalhar tanto a defesa de direitos, garantias dos trabalhadores, quanto também a resolução de conflitos que enquanto sindicato, entidade sindical, ele está amparado legalmente para poder buscar o que seja melhor para a sua categoria. Com sindicato forte, a federação também estará sendo fortalecida”, afirmou o vice-presidente da CSB Sandro Jadir de Albuquerque.

Conforme explicou a secretaria-geral da Fegacs e secretaria de Saúde e Segurança da CSB no estado, Erica Oliveira de Araujo, até o momento há três associações que estão nesse processo. Serão regionais do SIND_ACS/ACE (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Combates a Endemias). “Estão localizados na região metropolitana do estado, em Pirineus e no entorno Sul”, detalhou.

A assessora jurídica da Fegacs, Elane Alves de Almeida, informou que as entidades já são pessoas jurídicas e apenas aguardam o registro sindical.

Durante a reunião, Jadir frisou a importância da unidade sindical e ressaltou o trabalho da Central dentro do Congresso Nacional em prol da defesa dos trabalhadores.