Central dos Sindicatos Brasileiros

Com objetivo de capacitar sua base, Sinfa-MA promove primeira edição de jornada sindical

Com objetivo de capacitar sua base, Sinfa-MA promove primeira edição de jornada sindical

A jornada, que deve acontecer em 18 regionais do Estado, já passou por seis pontos

O Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão (SINFA-MA) realizou no último sábado (15), na cidade de Itapecuru- Mirim, 120 km da capital maranhense, mais uma etapa da primeira edição da Jornada Sindical, que tem como principal objetivo a capacitação de suas bases para assuntos sindicais.

O evento, que deve passar por 18 regionais do sindicato, já foi realizado nas regionais administrativas de Caxias, São João dos Patos, Presidente Dutra, Barra do Corda, Santa Inês e   Itapecuru-Mirim

Segundo o presidente da entidade, Saraiva Junior, antes das jornadas acontecem reuniões regionais e entre as pautas estão o atual momento político e econômico brasileiro.

“Durante essas reuniões nós tratamos da conjuntura nacional, reforma da Previdência, reforma trabalhista, terceirização, teto de gasto do governo, todas as questões nacionais que envolvem o serviço público e os trabalhadores. Falamos também da conjuntura estadual e local, onde falamos questões da nossa categoria”, explicou Júnior, que em seguida faz a abertura da jornada.

“Já na jornada tratamos temas sindicais voltados para a base. Explicamos o que é o sindicato e as outras entidades sindicais, falamos sobre o imposto sindical, negociação, greve, ou seja, tudo que envolve a parte de sindicato é tratado nessa jornada. Através de uma cartilha que nós desenvolvemos, o instrutor. Márcio Lima, que é um gestor sindical, passa para os participantes”, completou.

Ainda segundo o presidente da entidade, a base, que conta com cerca de 315 trabalhadores, 310 filiados, tem respondido positivamente à jornada.

“Esse evento está superando nossas expectativas, estamos com uma participação de aproximadamente 50 dos trabalhadores filiados. Nós esperávamos um total de 30%. Temos tido um êxito bastante positivo, a resposta de quem não participou é de arrependimento, porque isso vem contribuindo para o sucesso das outras etapas. Ouvimos muitos testemunhos positivos e neste boca a boca tem fortalecido cada edição da nossa jornada, A participação dos companheiros tem sido excepcional, garantiu Júnior, que ainda informou que a entidade deve promover em breve o 5º seminário de formação sindical.

A jornada tem continuidade no próximo sábado (22), nos municípios de Pedreiras e Rosário.

Compartilhe!