Central dos Sindicatos Brasileiros

Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade volta a se reunir no próximo dia 6 de julho

Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade volta a se reunir no próximo dia 6 de julho

Objetivo é levantar dados sobre as intervenções sofridas pelos sindicatos entre 1964 e 1988; Reunião acontecerá em Belém

A CSB, em conjunto com as outras centrais sindicais, participa da próxima audiência da Comissão da Verdade. A reunião acontece dia 6 de julho em Belém, no estado do Pará.

Lançada em maio de 2016 pelo Ministério do Trabalho e com a participação das centrais sindicais, o Grupo de Trabalho da Comissão da Verdade se reúne bimestralmente para investigar perseguições e prisões de sindicalistas.

A audiência terá como foco debater as intervenções sofridas pelos sindicatos no período histórico de 1964 a 1988. A coleta de depoimentos e documentos deve corroborar a ação repressiva do Estado e de empresas contra a organização sindical dos trabalhadores durante a Ditadura.

“Estamos fazendo um levantamento para localizar as lideranças que sofreram com essa repressão no Pará e em outros estados do norte do Brasil. Todos os sindicatos de trabalhadores do Pará serão convidados, ressaltando que o foco serão as intervenções, cassações e violência contra dirigentes no período de 1964 a 1988”, ratificou o secretário-geral da CSB, Álvaro Egea.

As informações sobre o local e o horário da audiência devem ser divulgadas em breve.

 

Compartilhe!