Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaitinga debatem reformas em assembleia

CSB e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaitinga debatem reformas em assembleia

Reunião foi realizada nesta segunda-feira (12), às 9h, na sede do sindicato, no Ceará

A última segunda-feira (12) foi marcada por intenso debate sobre as reformas trabalhista e previdenciária na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STTR) de Itaitinga, mais nova entidade filiada à CSB. O vice-presidente da Central Francisco Moura ministrou palestra sobre os temas.

Segundo Moura, a apresentação girou em torno da necessidade de mobilização dos trabalhadores rurais contra as matérias, principalmente na Greve Geral do dia 30 de junho.

Para o vice-presidente, os textos em tramitação são um retrocesso de mais de cem anos, “uma volta ao trabalho escravo”. “Pelas novas regras, o trabalhador rural não terá mais aposentadoria especial e a contribuição deixará de ser estendida à família e passará a ser individual. Os filhos e os homens do campo não irão se aposentar”, afirmou.

Moura criticou também o acordado sobre o legislado da reforma trabalhista. “O acordo com o patrão estará acima das leis. Pode fechar a Justiça do Trabalho”, sentenciou.

Ao defender eleições diretas, o dirigente afirmou que, com todas as denúncias, o Congresso brasileiro não tem legitimidade para escolher o novo presidente.

Por unanimidade, os presentes aprovaram a continuidade da luta contra as reformas. Na mesma data, o Ministério do Trabalho validou a filiação da entidade à CSB, que nesta quarta-feira (14) alcançou 750 sindicatos validados no Ministério (leia mais).

O presidente do STTR, Verenilson Matias, enfatizou a importância de fortalecimento do sindicato na manutenção das lutas.