Central dos Sindicatos Brasileiros

Nota da CSB sobre a redução da Selic: É urgente um corte mais agressivo na taxa de juros

Nota da CSB sobre a redução da Selic: É urgente um corte mais agressivo na taxa de juros

NOTA OFICIAL DA CSB – COPOM

A redução de 1 ponto percentual na Selic, anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, nesta quarta-feira (31), não surte o efeito necessário para destravar a economia.

O Banco Central repete o mesmo comportamento adotado na última reunião do Comitê, em abril, quando também efetuou corte de 1 ponto percentual na taxa. Entretanto, a manutenção desta tímida postura, com a Selic em 10,25%, deixa o País com uma das mais altas taxas de juros do mundo e impede o crescimento de setores importantes para o desenvolvimento nacional.

É imprescindível que o Copom execute cortes mais acentuados para que o Brasil cresça de maneira acelerada. Os juros altos desestimulam o investimento e reduzem a capacidade produtiva, freando, consequentemente, o consumo e aumentando drasticamente o custo da dívida pública, que mantém os altos lucros do sistema financeiro em detrimento das condições de vida do povo brasileiro.

Diante de um cenário de 14 milhões de desempregados, recessão econômica e de ameaça aos direitos trabalhistas e previdenciários, reduzir os juros mais agressivamente é tarefa obrigatória do Banco Central.

Antonio Neto

Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB)