Central dos Sindicatos Brasileiros

CODEFAT aprova verbas para qualificação profissional e seguro-defeso

CODEFAT aprova verbas para qualificação profissional e seguro-defeso

CSB foi representada pelo vice-presidente e membro da Banca dos Trabalhadores do conselho, José Avelino Pereira (Chinelo)

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), do qual a CSB faz parte, aprovou na reunião desta quarta-feira (26) a destinação de verbas para a qualificação profissional de desempregados e para o seguro-defeso a pescadores no Ceará.

O ponto mais importante da reunião foi a aprovação de verba para a qualificação profissional de desempregados. Nos anos anteriores, as entidades responsáveis pelos cursos não tinham fins lucrativos, eram centrais, sindicatos e institutos. “Nesse ano, fomos surpreendidos com a proposta de que as entidades a partir de agora seriam as de fins lucrativos, como universidades. É isso que nós somos contra”, afirmou Chinelo. Contudo, para que nenhum trabalhador fosse prejudicado, as centrais votaram a favor da liberação do montante.

Os presentes também deliberaram a favor de duas parcelas do seguro-defeso para pescadores do Ceará. Segundo o vice-presidente da Central, os profissionais não estão conseguindo trabalhar por conta da seca.

A reunião também foi marcada pela prestação de contas da Caixa Econômica Federal, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Conselho

O CODEFAT foi criado com o objetivo de administrar os recursos financeiros de todos os trabalhadores brasileiros na forma de colegiados tripartite, compostos por entidades representantes do governo, da classe trabalhadora e dos empregadores.