Central dos Sindicatos Brasileiros

25 de Abril: Dia do Contabilista

25 de Abril: Dia do Contabilista

CSB parabeniza a categoria e reafirma o compromisso da luta pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras

Desde 1926, o Dia do Contabilista é comemorado em 25 de abril. Mais do que controlar a atividade contábil, a categoria é estratégica, fundamental nas grandes decisões de empresas públicas e privadas. De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), hoje, o Brasil tem quase 530 mil profissionais contábeis.

De acordo com o vice-presidente da CSB e diretor-secretário da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (FECONTESP), Jair Gomes de Araújo, a profissão começou nos primórdios da humanidade. “A história da contabilidade é igualmente antiga à história da civilização. Esta ciência tem sua origem na necessidade de registros do comércio, de proteção, posse e interpretação de fatos ocorridos com os mesmos”, explicou.

Há cem anos, a primeira denominação escolhida para a categoria foi ‘guarda-livros’. A regulamentação com o nome atual veio por meio da Lei 9.295, de 27 de maio de 1946. De lá para cá, o profissional tornou-se muito versátil, com possibilidade de atuação como empresário contábil, contador autônomo, auditor, perito contador, contador gerencial, contador ambiental, entre outras especialidades.

Ao definir o dia a dia do trabalho, a vice-presidente da CSB e presidente do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDCONT/RJ), Lygia Maria Vieira Sampaio, afirmou que “além de processar dados contábeis e reportá-los aos usuários dessas informações (empresários, acionistas, fisco), [o contador] desenvolve um leque de atribuições, assegurando o cumprimento dos mais variados normativos e prestando à administração informações relevantes para a gestão da empresa ou órgão público”.

Nas palavras de Araújo, a contabilidade é a ciência responsável por avaliar o patrimônio das empresas. “Pode-se afirmar que é a linguagem dos negócios, por meio da qual a realidade das empresas é traduzida em números, entre outros, para subsídio à tomada de decisão de gestores e administradores de empresas”, pontuou o vice-presidente.

Bandeiras de luta

Assim como em todas as áreas, os contabilistas também passam por dificuldades. A dirigente cita como principal bandeira de luta a desburocratização na prestação de informações aos órgãos públicos.

Para Jair, é preciso mais reconhecimento perante a sociedade. Ele explica que a atividade exige de seus profissionais atualização, por meio de cursos e atividades de educação profissional continuada.

“Atualmente, o contador, para ser bem-sucedido, deve dominar não somente os muitos conhecimentos técnicos da profissão, mas conhecer e acompanhar o Legislativo brasileiro em suas três esferas, assim como os fiscos, conhecer sistemas, falar um segundo idioma, saber comunicar-se e, quando empresário, unir todas estas competências à administração de sua empresa e gerenciamento de seus funcionários”, contextualizou.

Ética e transparência

Entre diversas características da atividade, os dirigentes da Central destacam como fundamentais a ética e a transparência. “A contabilidade é o instrumento que informa claramente a situação de uma empresa ou entidade, ela revela os atos e fatos, mantém a história de uma instituição, serve como base de projeções para futuros negócios, detectas as irregularidades administrativas dos gestores, desde que as normas contábeis sejam aplicadas corretamente”, ressaltou o vice-presidente da CSB e diretor da Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon RS), Sergio Dienstmann

Ao analisar a história recente do Brasil, o especialista afirmou que “o maior desafio atual é tirar do mundo politico as expressões ‘caixa 2’e ‘contabilidade criativa” e que essa necessidade está nas mãos dos profissionais responsáveis e éticos.

Dia do Contabilista

A CSB parabeniza a categoria e reafirma o compromisso da luta pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.

Veja abaixo as mensagens dos dirigentes a todos os contabilistas brasileiros:

Jair Gomes de Araújo – “É extremamente gratificante acompanhar e participar do nascimento e do desenvolvimento de empresas, da geração de empregos, de negócios e de oportunidades, assim como de contribuir para a realização de sonhos de muitos empreendedores. Aos meus colegas contabilistas, desejo que a cada ano em que esta data se repetir, com ela repitam-se também o reconhecimento à grandeza da contabilidade e sua importância às empresas e à economia.”

Lygia Maria Vieira Sampaio – “Se há cem anos éramos chamados de guarda-livros, hoje somos importantíssimos para a sociedade e o nosso trabalho vai além da escrituração de livros. Somos os pilares da transparência e do controle social.”

Sergio Dienstmann – “Parabéns a todos os contabilistas vinculados à CSB, que em torno desta marca importante para o desenvolvimento do nosso País possamos defender o que é justo, cumprir e fazer cumprir todas as nossas normas dentro do respeito e ética. A união de todos os profissionais na mesma causa fortalece a categoria e engrandece as entidades e as empresas.”