Central dos Sindicatos Brasileiros

Após protesto em Paracatu (MG), delegação segue para atos públicos em Brasília contra a retirada de direitos

Após protesto em Paracatu (MG), delegação segue para atos públicos em Brasília contra a retirada de direitos

Ações estão sob a liderança da FESERP/MG com o apoio da CSB

A caminho de Brasília para a realização de atos públicos e articulação com os deputados e senadores, a Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP/MG) junto ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paracatu (SINDSPAR) realizaram, nesta segunda-feira (17), uma mobilização na cidade em protesto contra as reformas previdenciária e trabalhista.

Parte da campanha “Abril, um mês de lutas”, promovida pela Federação, o objetivo da manifestação foi conscientizar os munícipes a respeito dos malefícios da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, do Projeto de Lei (PL) 6787 e da Lei de Terceirização, além de convocar os trabalhadores para a Greve Geral do dia 28 de abril. A passeata teve início, às 8h, na Praça Firmina Santana, próxima à sede da Prefeitura, e seguiu pela Avenida Olegário Maciel.

De acordo com o presidente da FESERP/MG e secretário de Formação Sindical da CSB, Cosme Nogueira, “fazer este trabalho de base é o mais importante, pois é necessário conscientizar a população para cobrar uma posição dos deputados que receberam votos na cidade”.

“É preciso fazer um trabalho de pressão nos deputados. E para isso, você ir na base é fundamental. Panfletar, como fizemos, na Caixa Econômica, na Prefeitura, nos pontos de ônibus. E no caso de Paracatu, a receptividade dos moradores foi muito positiva. Eles pararam para nos ouvir, aplaudiram e gritaram palavras de ordem. Você sabe quando o ato foi bom quando não vê nenhum material no chão. E nossas cartilhas foram guardadas por quem recebeu”, destaca Nogueira.

Atos em Brasília

O dirigente ainda conta que uma delegação com 44 sindicalistas de Minas Gerais segue em direção a Brasília para pedir apoio aos parlamentares e à realização de atos de protesto. Os representantes dos trabalhadores de 18 municípios mineiros ficam na capital até quinta-feira (20/04). “Nós vamos marcar a posição da Federação, dos líderes sindicais presentes e da CSB, que é uma Central de vanguarda e uma grande protagonista desse enfrentamento. É o momento! E a FESERP/MG e a CSB, como sempre, não irão fugir à luta. Uma das características da nossa Entidade é essa: nunca se ausentar quando o assunto é a defesa dos interesses dos trabalhadores”, ressalta Cosme.

Participaram da ação representantes sindicais de 17 cidades: Águas Formosas, Arceburgo, Belmiro Braga, Carandaí, Cruzília, Governador Valadares, Itabirito, Juatuba, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Nepomuceno, Nova Serrana, Oliveira, Passa Tempo, São João Nepomuceno e Teófilo Otoni. Varginha também faz parte da delegação que vai para Brasília.