Central dos Sindicatos Brasileiros

Audiência pública com parlamentares no Mato Grosso discute pontos da PEC 287

Audiência pública com parlamentares no Mato Grosso discute pontos da PEC 287

Centrais sindicais participaram do encontro e  se mobilizam contra a Reforma da Previdência

A Assembleia Legislativa do Mato Grosso organizou, no dia 10 de fevereiro, uma audiência pública para debater a PEC 287/ 2016. Participaram da audiência cerca de mil pessoas entre representantes do movimento sindical, da sociedade civil, dos movimentos sociais e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), que manifestaram o anseio popular para a extinção da Reforma da Previdência.

A audiência foi organizada pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT). Também compareceu ao evento o senador e ex-ministro da Previdência Social José Pimentel (PT), que palestrou sobre os prejuízos do projeto para a sociedade.  O parlamentar ainda lembrou o desmonte que a medida trará para os municípios que sobrevivem com ajuda dos recursos previdenciários. “O objetivo dessa PEC é retirar do Estado o financiamento do Sistema Previdenciário”, disse.

O deputado estadual Valdir Barranco, mentor da audiência pública, destacou entre todos os pontos  da PCE 287 o fato de ser totalmente contraditória. “Quando a gente pensa em fazer reforma em nossa casa, é para melhorar, e não para piorar a casa”, exemplificou.

A CSB foi representada por Diany Dias, vice-presidente da Central e presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado do Mato Grosso (SINTAP/MT), e pelo integrante da Direção Nacional da CSB e do Fórum Sindical Antonio Wagner de Oliveira.

“Os números reais da Previdência demonstram que não há nenhum déficit como as autoridades dizem, e usam este argumento para justificar a reforma. O que ocorre é um desvio muito grande de recursos previdenciários para cobrir  outros rombos do governo federal. E isso não pode ser pago pelo trabalhador com sua aposentadoria tardia”, avaliou Diany.

A dirigente também afirmou que se a reforma passar, “90% dos trabalhadores que hoje estão no mercado não conseguirão se aposentar, pois terão que trabalhar tanto que a maioria morrerá antes de alcançar esse direito pleno”. “O povo brasileiro precisa acordar para essa grande ameaça e somar forças conosco, indo para as ruas, se manifestando em suas organizações para que a Nação fale em alto e bom som: ‘Não para a reforma previdenciária’”, critica.

Segundo Antonio Wagner Oliveira, a CSB saiu da audiência com a missão de promover o maior número de audiências públicas para debater a PEC 287 com a população dos municípios do Mato Grosso. “Nós deixamos claros que não descansaremos até que todos os trabalhadores públicos e privados desse estado estejam devidamente esclarecidos sobre a retirada de direitos previdenciários e a tentativa de desmonte da Seguridade Social. Caso a PEC seja aprovada, poucos trabalhadores brasileiros alcançaram a tão sonhada aposentadoria, por isso temos que ter união e lutarmos juntos”, disse.

Confira a galeria de imagens da audiência pública no Mato Grosso para debater a PEC 287.