Central dos Sindicatos Brasileiros

Câmara dos Deputados protocola PEC 290 que permite atuação dos profissionais de saúde em mais de dois cargos

Câmara dos Deputados protocola PEC 290 que permite atuação dos profissionais de saúde em mais de dois cargos

Foi protocolada nessa terça-feira, dia 06 de dezembro, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 290/2016, de autoria do deputado Manoel Junior (PMDB/PB), que permite a acumulação remunerada de mais de dois cargos ou empregos públicos ou privados de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, quando houver compatibilidade de horários. A PEC 290 foi uma reivindicação apresentada pela Diretoria da Federação Nacional dos Odontologistas, no dia 19 de julho, em reunião com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

A PEC 290/2016 altera a línea “C” do inciso XVI do artigo 37, da Constituição Federal, que, atualmente, permite a acumulação de apenas dois cargos ou empregos aos profissionais de saúde e permite que o profissional de saúde tenha flexibilidade para cumprir sua carga horária semanal de trabalho em um ou dois turnos de plantão, e o restante dos dias da semana ou outra unidade de saúde que careça do atendimento.

Segundo a Presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Joana Batista Oliveira Lopes, à época da elaboração da Constituição Federal não estava previsto o atual déficit de profissionais de saúde, como atualmente acontece. “Essa possibilidade de ampliação do atendimento sofre com a barreira estabelecida na Constituição Federal. O profissional poderia utilizar o tempo ocioso para atender em outras unidades de saúde que possuem déficit das especialistas.”, esclareceu.

O Deputado Manoel Junior (PMDB/PB), que também é médico, destacou a importância da redação da PEC 290/2016, tendo em vista a crescente demanda da população brasileira e a carência de profissionais de saúde na rede pública e privada.

Tramitação

Após o protocolo, a PEC 290/2016 aguarda o despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para verificação do trâmite necessário nas Comissões da Casa.

Clique aqui e confira a PEC 290 na íntegra. 

Fonte: FNO