Central dos Sindicatos Brasileiros

SINDICONT-RIO promove palestra sobre Sistema de Escrituração Digital

SINDICONT-RIO promove palestra sobre Sistema de Escrituração Digital

Entidade esclarecerá dúvidas sobre as regras para registros e atos societários

O Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (SINDICONT- RIO) realizará, no dia 6 de dezembro, uma palestra sobre Sistema de Escrituração Digital (SPED). O curso abordará as novas normas do Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Rio de Janeiro (RCPJ) e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA).  A palestra acontecerá na sede da entidade, localizada na Rua Buenos Aires, 283/2º andar – Centro/RJ, das 14h às 18h.

A palestra voltada aos contadores, auditores, auxiliares e assistentes de departamento fiscal irá esclarecer dúvidas da parte societária e afins, registros e atos societários para o cumprimento da legislação da ECD (Escrituração Contábil Digital), instituída pela Receita Federal do Brasil.

Neste ano, a JUCERJA alterou procedimento para autenticação dos livros mercantis. Com a mudança, os livros mercantis em papel apresentados só poderão ser autenticados se estiverem acompanhados de uma declaração do administrador ou contador que assinou o respectivo livro, afirmando que o empresário ou a sociedade empresária não está obrigada a utilizar o Sistema de Escrituração Digital – SPED para transmissão de sua escrituração. O sistema do RCPJ também passou a ser digital.

Para participar, basta fazer o credenciamento no dia 6, no local da palestra às 13h30.  O SINDICONT-RIO disponibiliza, em caso de dúvidas, o telefone (21) 2224-2281.