Central dos Sindicatos Brasileiros

Antonio Neto toma posse em nova composição do Conselhão da Presidência da República

Antonio Neto toma posse em nova composição do Conselhão da Presidência da República

Presidente da CSB abordou pontos importantes sobre a reforma da Previdência e a dívida pública

O presidente da CSB, Antonio Neto, participa nesta segunda-feira (21), em Brasília, da cerimônia de posse dos integrantes da nova composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), órgão que atua como entidade de aconselhamento do governo federal. Neto, que já fazia parte do CDES na gestão anterior, foi reconduzido ao grupo, que tem 96 representantes de diversos segmentos da sociedade.

_mg_4544Em sua intervenção durante a solenidade, o presidente da CSB destacou a importância do Conselho para “acabar com os ranços entre os setores”. Ele também aproveitou para apresentar um posicionamento sobre temas que estão em debate atualmente, como a reforma da Previdência.

“Não somos contra mudanças, pelo contrário, sou do setor de TI, que está em constante evolução. Mas precisamos ver o que efetivamente queremos mudar. A açodada reforma da Previdência é preocupante, temos que discuti-la com muito cuidado, envolvendo por exemplo o diferenciamento entre homens e mulheres”, ressaltou Neto.

O presidente da CSB também apontou a necessidade que governo e Congresso agilizem os debates sobre um novo pacto federativo, com a definição de funções de estados e municípios, e também cobrou que as reformas tributária e político-partidária sejam colocadas na pauta.

“Por fim, queria dizer da nossa preocupação do movimento sindical com a questão da dívida pública, que não entra na pauta. Ela consome hoje 47,5% de todo o orçamento inicial do governo. Isso precisa ser equalizado”, salientou Neto. “Teremos grandes debates fundamentais para o País, esse é um importante fórum para isso”, completou o dirigente.

A cerimônia ocorreu na manhã desta segunda no Palácio do Planalto. Ao longo do dia, os conselheiros participam de outras atividades relacionadas ao CDES, incluindo um almoço com o presidente Michel Temer e, no período da tarde, de oficinas para a formação dos grupos de trabalho que conduzirão os debates no Conselho.

Diversidade de opiniões

_mg_5153Durante a solenidade de posse dos conselheiros, o presidente Michel Temer destacou que o crescimento econômico e a geração de emprego são as prioridades do governo.

“Quero desde já dizer uma palavra de agradecimento aos senhores conselheiros por terem aceitado integrar o Conselho e a ele dedicar sua experiência, sua energia intelectual e naturalmente o seu tempo”, afirmou Temer. “Nesta composição do Conselho, reforçamos a presença de áreas como saúde, segurança pública e primeira infância. Nosso foro torna-se mais plural e representativo, incluindo uma representação feminina que é o dobro da composição do Conselho anterior”, salientou.

“Presentes se acham os setores produtivos da nação, de um lado os empresários e de outro os trabalhadores. Encontraremos juntos o caminho que nos levará a um País próspero e justo como precisamos”, destacou o presidente.

_mg_5160Também durante a cerimônia, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que a escolha dos integrantes do CDES teve como critério a criação de um grupo estratégico e diversificado. “Temos aqui uma grande parcela do PIB, a representação laboral do sindicalismo e uma ampla gama de interesses sociais. Queremos proporcionar consenso, inovação e trazer novas ideias para as políticas públicas”, citou.

Ao longo das reuniões do CDES, todos os conselheiros terão espaço para falar e apresentar as suas ideias e sugestões ao governo. A data da próxima plenária também já foi anunciada: 7 de março de 2017.

Clique aqui e confira a galeria de fotos da plenária do CDES