Central dos Sindicatos Brasileiros

Congresso de Trabalhadores Rurais debate previdência e agricultura familiar

Congresso de Trabalhadores Rurais debate previdência e agricultura familiar

Evento organizado pela CSB e Fetragro ocorrerá em 26 de outubro, em Araçatuba (SP)

Trabalhadores rurais de todo o Brasil irão se reunir em Araçatuba, no interior de São Paulo, na próxima quarta-feira (26), para debater temas de interesse da categoria, incluindo questões relacionadas à previdência rural e à agricultura familiar.

O 3º Congresso dos Trabalhadores Rurais é organizado pela Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), em parceria com a Federação Estadual dos Trabalhadores e Empregados Rurais do Estado de São Paulo (Fetragro).

Outros temas que estarão em discussão são reforma agrária, qualificação profissional, enquadramento dos trabalhadores rurais no CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais) e ainda questões relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador.

O primeiro-secretário dos Trabalhadores Rurais da CSB, Paulo Oyamada, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupã (SP), diz que o Congresso tem um importante papel político para deliberações sobre os grandes desafios enfrentados pelos trabalhadores rurais brasileiros na atualidade.

“Quando não há reconhecimento do trabalho executado, como consequência não há respeito aos direitos trabalhistas. Muitos agricultores não se aposentam porque não conseguem comprovar sua atividade, o que os prejudica no acesso a direitos básicos, como aposentadoria e licença-maternidade. Nós queremos neste evento conscientizar e debater sobre os direitos previdenciários e garantia de renda do trabalhador rural”, afirmou Oyamada.

“No último ano aconteceram muitas mudanças na legislação. A categoria e sindicalistas precisam estar inteirados do atual cenário. A união e o conhecimento são fundamentais para defendermos os trabalhadores”, ressaltou o secretário.

SERVIÇO

3º Congresso dos Trabalhadores Rurais da CSB

Data: 26 de outubro de 2016

Local: Tietê Resort & Convention Araçatuba – Rodovia Elyezer Montenegro Magalhães, KM 58,8, Bairro Fazenda Paquetá

 

PROGRAMAÇÃO

9h00 – Abertura

10h – Palestra – Ralpho Rolim Rosa Nogueira

Tema: Previdência Social Rural anterior à Constituição Federal (FUNRURAL) e após a Constituição Federal de 1988.

12h30 – Almoço

13h30 – Palestra – Dr. José Jair Marques

Tema: NR 31: Segurança de Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, Silvicultura

15h20 – Palestra – Gedir Santos Ferreira

Tema: Fortalecimento da Agricultura Familiar – Acesso ao crédito, investimento, produtividade, assistência técnica, extensão rural, seguro agrícola, Minha Casa Minha Vida Rural, agrovilas, reforma agrária e Luz no Campo.

17h00 – Encerramento

 

Imprensa | CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros)

Tel: (11) 3823-5600 – Ramal – 5310

Cel: (11) 9 9518-8109

http://www.csbbrasil.org.br