Central dos Sindicatos Brasileiros

Em reunião do Conselho Nacional de Saúde, vice-presidente da CSB defende piso salarial para funcionários do SUS

Em reunião do Conselho Nacional de Saúde, vice-presidente da CSB defende piso salarial para funcionários do SUS

Evento aconteceu durante congresso em Fortaleza (CE) e contou com a presença do Ministro da Saúde

Durante reunião do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que aconteceu na última quarta-feira (1), na cidade de Fortaleza, a vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO) e do Sindicato dos Odontologistas do Estado da Paraíba (SINDONTO/PB), Joana Batista de Oliveira Lopes, defendeu diante do ministro da Saúde, Ricardo Barros, dos demais conselheiros, representantes de entidades de movimentos sociais de usuários do SUS, profissionais da saúde, comunidade científica e prestadores de serviço, a implantação de um piso salarial para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a vice-presidente, existem pessoas em algumas partes do Brasil ganhando equivalente a um salário mínimo. “Em cada estado, cada município tem um salário diferente, seria importante unificar. Exercemos a mesma atividade em todo Brasil e recebemos salários diferenciados. Tem municípios fazendo concurso para área da saúde por um salário mínimo, prejudicando até mesmo a aposentadoria”, falou Joana.

O evento, que aconteceu duran82097f92-b85b-4900-b85c-58ceeb61cbbb_cortete a 32ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, discutiu os desafios do financiamento do SUS. Joana também acredita que o Projeto de Lei 1699/15, que estabelece parâmetros à gestão de recursos humanos das instituições ligadas ao SUS, deve ser desarquivado.

De acordo com a vice-presidente, o ministro apontou que qualquer mudança na área da saúde será feita com o CNS. “Segundo o ministro, assim que sanar os problemas de finanças do Brasil, [ele] irá conversar com o Conselho Nacional, e para todas as decisões irá consultar o Conselho. E isso é muito positivo. Ainda mais quando ouvimos dizer que o governo vai cortar receita da saúde. Temos sim é que ampliar ainda mais o acesso”, completou Joana.

O Conselho Nacional de Saúde é formado por 48 conselheiros. A próxima reunião está marcada para os dias 7 e 8 de julho.