Central dos Sindicatos Brasileiros

SINTSAF é o mais novo filiado à CSB no estado do Ceará

SINTSAF é o mais novo filiado à CSB no estado do Ceará

Sindicato representa 4 mil trabalhadores da saúde em Fortaleza

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Saúde de Fortaleza (SINTSAF) tornou-se, nesta segunda-feira (16), o mais novo parceiro de luta da CSB. Francisco Albuquerque Moura, vice-presidente da Central, foi quem acompanhou o processo de filiação da Entidade, responsável por defender as reivindicações de cerca de 4 mil servidores da capital do Ceará.

Para Moura, ter “um dos principais e mais atuantes sindicatos do município” na base da CSB representa o fortalecimento do movimento sindical no estado. De acordo com o dirigente, a Central assumiu o compromisso de levantar as bandeiras dos funcionários públicos de todo o Brasil, e “o SINTSAF é um sindicato com grande capacidade de mobilização”.

“Quando se fala em trabalhadores da saúde, englobam-se médicos, agentes comunitários, técnicos em radiologia e outras inúmeras categorias. É por isso que o SINTSAF veio engrossar as fileiras da CSB, o time da CSB. Além de ser um sindicato de tradição, ele é uma entidade muito forte, realizadora de greves e disposta a enfrentar qualquer tipo de batalha, dentro dos procedimentos legais, a favor dos direitos dos funcionários que zelam pelo bem-estar da sociedade”, destaca o sindicalista.

Presidente do SINTSAF, entidade com mais de vinte anos de história, o Dr. Plácido Sobreira Filho afirma que a parceria junto à CSB significa não só apoio à estrutura institucional do Sindicato, mas, principalmente, respaldo à toda a categoria. Segundo Sobreira, a credibilidade e a experiência da Central poderão guiar os servidores a conquistas históricas.

“O Sindicato analisou e viu na CSB a central mais organizada e mais compromissada, porque ela só faz ajudar, colaborar e fortalecer o movimento e as lutas das entidades sindicais pelo Brasil afora. E isso é muito importante: a presença e participação. Com esta dupla, com certeza, o Sindicato passará a ter mais força em todos os enfrentamentos que serão feitos daqui por diante”, prevê o dirigente.

Ainda de acordo com o presidente do SINTSAF, as principais reivindicações da categoria são: a reposição salarial equiparada ao índice de 10,67% da inflação acumulada em 2015; o impedimento de perdas de direitos durante a aposentadoria; a garantia de isonomia e pagamentos de precatórios, a implantação do piso salarial e o descongelamento de reajustes legais.

Na data oficial da assinatura da filiação, a CSB, na representação do vice-presidente Francisco Moura, reforçou seu engajamento nas ações promovidas pelo SINTSAF. Segundo Moura, “a Central assumiu a responsabilidade com toda a diretoria do Sindicato e se fará presente, apoiando politicamente e sempre respaldando as lutas dos trabalhadores”. “Estaremos juntos a partir de agora”, assegura o dirigente.

* Na foto, o vice-presidente Francisco Moura, o presidente do SINTSAF Dr. Plácido Filho e o presidente Antonio Neto encontraram-se no IV Congresso Internacional de Direito Sindical.