Central dos Sindicatos Brasileiros

Nova diretoria do SINDCONTAB/AM toma posse em cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas

Nova diretoria do SINDCONTAB/AM toma posse em cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas

Conquistas e bandeiras de luta da categoria foram recordadas pela presidente reeleita Rita de Nazaré Dias durante solenidade

Em solenidade na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, tomou posse, na segunda-feira (7), a nova diretoria do Sindicato dos Contabilistas do Estado do Amazonas (SINDCONTAB/AM). Rita de Nazaré Dias foi reeleita presidente da Entidade para a gestão 2016-2019.

Piso salarial municipal da categoria, fechamento de convenções e acordos coletivos, dissídio e o fortalecimento do SINDCONTAB/AM como representante dos trabalhadores perante os órgãos oficiais do governo foram algumas das conquistas relembradas por autoridades presentes e pela presidente do Sindicato. De acordo com Rita, a Entidade fundada em 1948 possui, hoje, um reconhecimento nunca antes experimentado em sua história.

“Os órgãos não nos conheciam. Não havia espaço para a gente. Mas agora estamos dentro dos conselhos de contribuintes da prefeitura de Manaus; do conselho da Previdência Social, da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU); fundamos junto à Receita Federal o fórum de atendimento ao contribuinte; participamos do fórum de contribuinte do FGTS da Caixa Econômica. Hoje, realizamos audiências públicas na Assembleia Legislativa, somos conhecidos e temos o nosso espaço”, elenca a dirigente.

amA instituição de um decreto municipal que isenta os escritórios de contabilidade do pagamento do Imposto Sobre Serviço (ISS), a publicação da nota de recomendação do Ministério Público Federal que obriga a fiscalização da contribuição sindical nas empresas e os cursos de qualificação – como o de RAIS e CAGED – no Ministério do Trabalho e Previdência Social foram outras ações do SINDCONTAB/AM parabenizadas pelos convidados e dirigentes sindicais durante a cerimônia de posse.

O presidente da CSB, Antonio Neto, também cumprimentou a gestão anterior e congratulou a diretoria eleita. Neto afirmou que todos os objetivos alcançados pelo Sindicato demonstram o compromisso dos dirigentes sindicais em defender os direitos trabalhistas e combater qualquer ameaça à independência e autonomia das representações dos trabalhadores brasileiros.

“É com satisfação que acompanho e tenho a oportunidade de parabenizar o trabalho dos contabilistas do Amazonas. As conquistas e o crescimento do SINDCONTAB/AM não significam apenas o fortalecimento de uma única categoria; é o reflexo da grandeza e das lutas de cada trabalhador do Norte deste País. Por isso, digo à presidente reeleita Rita de Nazaré que a CSB reitera o apoio à Entidade e à luta da dirigente para os próximos quatro anos, confiante de que virão outros mais para consolidar a força dos profissionais contábeis e de todos os amazonenses”, saudou.

Com a participação do Sindicato nas Comissões Legislativas Participativas do Congresso Nacional, o piso salarial nacional para os contabilistas é a principal reivindicação e bandeira de luta da categoria para a nova gestão – além da apresentação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Manaus que pede um piso estadual aos contadores e servidores públicos do estado. Segundo a dirigente sindical Rita de Nazaré, estes objetivos serão conquistados juntos à Central dos Sindicatos Brasileiros.

“A CSB hoje tem uma grande importância para a categoria.  A gente vai para manifestações, para a frente da prefeitura, da Receita Federal, com carro de som, e a Central sempre está lá. Foi através da CSB que eu cheguei pela primeira vez até a presidente Dilma, que eu consegui estar com o SINDCONTAB/AM representando os contabilistas do Brasil na Comissão Legislativa Participativa. A CSB dá o devido valor à nossa profissão e eu sou muito grata ao Antonio Neto por enxergar a essência e a importância dos contabilistas no País”, concluiu a dirigente.

Para celebrar a eleição e o trabalho do Sindicato nos últimos quatro anos, estiveram presentes no evento os deputados estaduais Alessandra Campêlo (PC do B), Luiz Castro (Rede Sustentabilidade), José Ricardo (PT), Serafim Correa (PSB) e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Manaus (CMAS), Márcia de Souza.