Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindcont/CE comemora, com solenidade, 85 anos de luta pelos contabilistas

Sindcont/CE comemora, com solenidade, 85 anos de luta pelos contabilistas

Celebração ocorrerá dia 26 de novembro, na sede do Sindicato, em Fortaleza

Para comemorar os 85 anos do Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará (Sindcont/CE), será realizada, na próxima quinta-feira (26), uma solenidade em homenagem às décadas da Entidade dedicadas à defesa dos trabalhadores e ao movimento sindical. A celebração ocorrerá às 18h, na sede do Sindicato, localizada na Rua Pero Coelho, 319, próxima ao Banco Central de Fortaleza, no centro da cidade.

Durante a comemoração, a trajetória e as bandeiras de luta do Sindcont/CE serão relembradas. De acordo com o presidente da Entidade, Manoel Pinheiro Cavalcante, o objetivo da solenidade, apesar de acontecer apenas no estado do Ceará, é destacar o trabalho pela valorização dos contabilistas em nível nacional.

“Algumas regiões possuem um alcance maior em termos de Convenções Coletivas do que outras, mas, mesmo com essa dificuldade, o nosso esforço está sempre voltado para toda a categoria, para cada trabalhador que exerce a profissão no País”, ressalta Cavalcante. Quanto ao reconhecimento dos contabilistas, o dirigente ainda afirma que o principal vem da sociedade, que enxerga nos profissionais de contabilidade pessoas sérias e honestas.

Além da representação profissional, outros benefícios oferecidos pelo Sindcont/CE à categoria é a busca por convênios médicos e odontológicos. Segundo o presidente do Sindicato, a saúde e segurança do trabalhador são algumas das principais preocupações da Entidade.

“A maior reivindicação continua sendo a valorização, o trabalho com ética e a responsabilidade técnica. Mas, com o decorrer do tempo, as alterações tributárias feitas pelo ente público passaram a exigir muito do profissional em termos de compromisso, pois é ele quem administra a documentação que também é de responsabilidade da empresa. Isso deixou o trabalhador da contabilidade mais propenso ao estresse profissional”, explica o sindicalista.

Liderança e parceria com a CSB

Há três anos como presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará, Manoel Pinheiro Cavalcante diz que o sentimento de estar à frente de uma Entidade com 85 anos de história é de responsabilidade. “Na verdade, esse percurso foi construído desde o primeiro dia. Então as conquistas não vieram nos últimos ou nos primeiros cinco anos. Todos os diretores que passaram pelo Sindicato foram muito importantes para chegar onde estamos hoje. Por isso um dos nossos focos agora é a nova geração. O futuro está com eles”, conta Cavalcante.

O presidente também destaca a importância da atuação da CSB no fortalecimento do Sindcont/CE. Para Cavalcante, “hoje, o segmento sindical é muito bem representado pelas centrais”. “A CSB sendo a central com o maior número de sindicatos de profissões liberais filiados, o maior número dos sindicatos dos contabilistas também está nela. É por isso que temos essa parceria com a Entidade. Como possuímos o mesmo objetivo, juntos temos mais força”, assegura.

Serviço:

Solenidade em comemoração aos 85 anos do Sindcont/CE

Quando: 26/11 (quinta-feira).

Horário: 18h.

Local: Sede do Sindicato.

Endereço: Rua Pero Coelho, 319 – Centro de Fortaleza (próximo ao Banco Central de Fortaleza).