Central dos Sindicatos Brasileiros

FESERP-MG presente na luta dos servidores de Viçosa

FESERP-MG presente na luta dos servidores de Viçosa

A FESERP-MG acompanhou e apoiou, na manhã desta terça-feira (6 de outubro), a manifestação do funcionalismo público de Viçosa. Coordenados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINFUP). os trabalhadores se reuniram em Assembleia, nas primeiras horas da manhã,  e depois saíram em passeata até à sede da Prefeitura, e posteriormente até à Câmara de Vereadores. A reivindicação principal é a elaboração de um Plano de Cargos e

Salários, para consertar as enormes distorções existentes, mas há também demandas em relação a reajuste salarial e melhores condições de trabalho e notadamente o não avanço da Lei Municipal 810, que retira vários direitos adquiridos. Segundo os diretores do SINFUP e também de acordo com as dezenas de manifestantes, eles estão sendo “enganados” pelo Poder Executivo. “Desde junho que esperamos uma resposta do prefeito Ângelo Cheker (PSDB). O servidor perdeu a paciência”, resumiu o presidente do SINFUP, João Mateus Dias. Para o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, uma situação insuportável. “Dinheiro para festa tem; dinheiro para pagar comissionados tem, mas o que de maior importante e o que tem que ter é dinheiro para valorizar o servidor. A Federação, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) estão aqui por uma questão de justiça”, disse. Representante dos sindicatos  filiados à FESERP-MG, o presidente do Sindicato de Manhuaçu (SINTRAM) Jaime Ferreira Rodrigues ressaltou a “desculpa oficial” das prefeituras. “Virou moda o Executivo culpar a crise. Os problemas são os mesmos em todas as cidades e a culpa não é definitivamente dos servidores”, afirmou.

O ato pós-Assembleia teve um vigor impressionante. Durante boa parte da manhã, dezenas de servidores percorrem várias ruas da cidade, dando o recado: “basta de desrespeito, pelo atendimento às demandas e por diálogo”. Na porta da Prefeitura, um abraço simbólico no prédio e uma ação bastante efetiva: membros da diretoria do SINFUP entregaram a procuradora-geral do município, Luciana Magalhães, um ofício listando as reivindicações principais e um aviso da categoria: análise da resposta do Executivo na semana que vem, provavelmente na terça-feira (13 de outubro), em nova Assembleia. Por fim, uma breve parada em frente à Câmara Municipal, para pedir aos vereadores que analisem com carinho o futuro Plano de Cargos e Salários.

Veja em breve, no site da Federação (feserpmg.com.br) uma Galeria de Fotos da manifestação em Viçosa.

Fonte:  FESERP-MG