Central dos Sindicatos Brasileiros

Melhores resultados: Como a “Formação” e a “Informação” podem ajudar em meu trabalho sindical?

Melhores resultados: Como a “Formação” e a “Informação” podem ajudar em meu trabalho sindical?

 *Pierre Januário

Dois grupos de pessoas, o primeiro é formado por pessoas que investem uma quantidade muito grande de energia para completar uma missão e conseguirem um determinado resultado, chegando exaustos ao final da jornada, o segundo grupo consegue grandes avanços sem tantos obstáculos, em menos tempo, chegando ao final da mesma missão mais rápido e com mais energia. Por que? Como explicar?

Apresento a seguir a minha interpretação para o caso.

De acordo com teorias e estudos atuais sobre a física quântica que buscam explicar nosso ambiente, o universo é uma grande teia, onde tudo e todos estão, de alguma forma interligados, ela explica que todos os elétrons, todas as partículas em sua unidade mais fundamental, estão ligadas por alguma força / energia / teia que ainda não compreendemos, logo, uma ação gerará sempre uma reação, em locais diferentes e com intensidade diversas. Não somos completamente independentes ou isolados, somos todos interligados.

Porque estamos todos interligados e porque todas as ações gerarão reações no ambiente, de diversas formas, em diversos locais e com intensidades diferentes, saber interpretar as muitas informações e tudo que está acontecendo no mundo e em nossa volta, nos permitirá tomar melhores decisões e prevermos os movimentos futuros com mais clareza e assertividade. A lógica então é, conhecermos o passado para entendermos o presente e prevermos de forma mais assertiva o futuro.

Interpretando os dois grupos apresentados no início deste texto, percebo que uma diferença fundamental entre ambos, foi o uso dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decisões mais assertivas. A formação permitiu ao segundo grupo, a partir da análise das informações do ambiente, fazer boas escolhas e assim, trilharem os melhores caminhos, em menos tempo e com menor quantidade de energia.

A motivação certa nos faz ter energia para mudarmos o mundo. Essa energia será gerada por nossa capacidade de mover corretamente as peças e assim conseguirmos avanços no tabuleiro da vida. A destreza para realizarmos bons movimentos, será adquirida pelo nosso grau de formação. Formação é acesso/retenção e interpretação assertiva de informações.

Energia é motivação, motivação é movimento, movimento é destreza, destreza é formação, formação é informação.

E qual a relação da formação e da informação com o trabalho sindical?

A defesa dos interesses e direitos dos trabalhadores é um exercício constante de liderança, convencimento, diálogo e superação de barreiras. Constantemente o “sistema” cria obstáculos para o avanço nesta área. Esses obstáculos poderão ser percebidos antecipadamente e com as alternativas identificadas, estudadas e escolhidas com maior rapidez e destreza, isso se você com o conhecimento adequado, conseguir compreender as diversas informações disponíveis no ambiente, suas relações e consequências. Formação e informação tornarão você mais eficiente e assertivo, permitindo traçar caminhos com menos obstáculos e entregar melhores resultados à sua categoria profissional.

A formação e a informação farão a diferença.

* Pierre Januário, presidente do Sindicato dos Administradores do Maranhão (SINADMA), administrador e mestre em gestão empresarial.