Central dos Sindicatos Brasileiros

Caravana de filiações da CSB chega a Sergipe

Caravana de filiações da CSB chega a Sergipe

O presidente da CSB, Antonio Neto, participou na manhã desta quarta-feira (23), em Aracajú, de mais uma etapa da caravana nacional de organização e fortalecimento da CSB. Com a presença de mais de 20 entidades, dirigentes sindicais de todo o estado de Sergipe se reuniram para ouvir as propostas da CSB para o movimento sindical e para a luta em defesa dos direitos.

Para Antonio Neto, esta maratona de reuniões por todos os cantos do País é extremamente gratificante e importante para a organização dos trabalhadores brasileiros. “Somente estando próximo e conhecendo a realidade do nosso povo, temos condições de entender melhor a realidade que vive o nosso povo, reforçando nossa força e capacidade para lutar para mudar esta realidade”, disse Neto.

2

Além da filiação de novos e importantes sindicatos, como os do setor da construção pesada, agentes penitenciários e rurais, o evento abordou a organização do II Congresso da CSB, que ocorre em Brasília, em fevereiro de 2016, e tratará de assuntos dos cenários político, econômico e social, além de temas essenciais para a realidade dos trabalhadores e o desenvolvimento do País.

O evento reunirá mais de 2 mil dirigentes sindicais de todos os rincões do Brasil, representando cerca de 600 sindicatos e 5 milhões de trabalhadores, delegações internacionais, personalidades políticas e intelectuais, que abordarão temas de relevância nacional, como as propostas da Central sobre três grandes eixos:

INDEPENDÊNCIA

A luta brasileira por nossa independência econômica, por liberdade para determinar nossos rumos, nosso crescimento e promoção da Justiça Social, pilares elementares para qualquer Nação que busca sua soberania e liderança internacional.

DESENVOLVIMENTO

Libertar o setor produtivo, público e privado do grande entrave do nosso desenvolvimento que é o juro alto. Defendemos um setor financeiro saudável para o País, sem abusos, buscando uma harmonia no sistema que permita aos demais segmentos da economia se desenvolverem de forma plena.

JUSTIÇA SOCIAL

Aprofundar a distribuição de renda, promover a valorização do trabalho, a qualificação e investimento em educação e tecnologia, visando à ampliação do poder de compra do trabalhador e geração de oportunidades iguais para todos.

Novas filiações

3A reorganização da CSB de Sergipe marcou a filiação de sindicatos de grande importância para o cenário político do Estado. A CSB já possuía seis sindicatos filiados no estado e agora soma-se a este grupo os sindicatos dos setores da construção pesada, agentes penitenciários, técnicos industriais, rurais e servidores públicos.

“As centrais mais antigas não estão fazendo nada pelos trabalhadores, por isso estamos nos filiando à CSB para fortalecer a Central no estado e a luta dos trabalhadores, dando a força necessária para os sindicatos menores desenvolverem as suas conquistas”, afirmou Albérico Queiroz, presidente do Sintepav.

“Estamos nos filiando à CSB porque encontramos apoio à luta da nossa categoria”, disse o presidente do Sindpen-SE, Edilson Souza.

“Nós não sabemos o que fazer para construir uma central, mas aprendemos com os erros das outras o que não devemos fazer. Queremos construir, em conjunto com os companheiros, uma nova proposta, embasada no apoio aos sindicatos, na formação e organização para que os sindicatos se fortaleçam e avancem nas conquistas dos trabalhadores”, afirmou Antonio Neto.

Organização CSB Sergipe

Na oportunidade, foi reorganizada a Direção da Comissão Provisória da CSB-SE, tendo como participação todos os sindicatos filiados e com a sede estabelecida no Sintepav.

Serviço

Sintepav – Rua Dr. Silvério Fontes, 336 – Cirurgia, Aracaju – SE, 49055-250

Veja a galeria de fotos da reunião da CSB em Sergipe