Central dos Sindicatos Brasileiros

Taxistas de Fortaleza protestam contra o Uber

Taxistas de Fortaleza protestam contra o Uber

Objetivo da manifestação foi chamar a atenção para a quantidade de carros clandestinos e reivindicar o aumento da fiscalização

O Sindicato dos Taxistas de Fortaleza (Sinditaxi), com o apoio da CSB, realizou uma carreata contra os táxis clandestinos  e o aplicativo Uber, que oferece transporte em carros particulares e é conhecido como carona remunerada.

20150917055024

A manifestação começou às 9 horas da manhã de hoje, 17.  Cerca de 1.500 carros seguiram até a Câmara Municipal de Fortaleza. O sindicato entregou aos vereadores uma pauta de reivindicações contra o transporte pirata. A intenção  da categoria é aumentar a multa de R$ 700,00 para R$ 2.850,00 para quem utilizar táxi pirata.

De acordo com o presidente do Sinditaxi, Vicente de Paula Oliveira, o protesto cobra medidas contra o táxi pirata e exige o aumento das fiscalizações. “Todo mundo é contrário porque não segue as leis brasileiras, nem o Código Brasileiro de Trânsito, nem a lei estadual, nem a lei municipal. Temos que discutir como fiscalizar qualquer maneira de transporte irregular de passageiros. Estamos dentro da lei. Eles estão fora da lei”, afirmou o presidente.

20150917055931 (1)Para Francisco Moura, diretor Sindicato, a concorrência com os táxis ilegais é desleal em relação aos taxistas certificados, já que cerca de seis mil veículos estão circulando sem pagar qualquer tipo de imposto ou taxas cobradas pelo município. “A paralisação foi um sucesso. Tivemos a oportunidade de pedir o apoio dos vereadores, para que eles aprovem as medidas de combate à pirataria. O transporte ilegal prejudica os taxistas e também coloca em risco a segurança dos passageiros. A aprovação dessas medidas é essencial”, disse.

Segundo o Sinditaxi, o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PROS), se comprometeu a votar a pauta dos taxistas até o dia 22 de setembro. Além disso, irá organizar uma comissão municipal composta por trabalhadores da categoria e vereadores para estudar a situação do transporte pirata na cidade.

Por ser a central que concentra o maior número de sindicatos de taxistas no Brasil, a CSB reafirmou sua posição contrária à ilegalidade do aplicativo Uber e tem cobrado das autoridades a extinção do sistema que conecta motoristas de carros particulares a passageiros.

Veja as ações da CSB sobre o assunto:

CSB condena apologia da Globo ao uso do criminoso Uber

CSB apoia mobilização nacional em defesa dos taxistas e contra o Uber