Central dos Sindicatos Brasileiros

Falta de Estrutura leva SINTAP/MT a convocar Assembleia com Indicativo de Greve

Falta de Estrutura leva SINTAP/MT a convocar Assembleia com Indicativo de Greve

Desta vez o chamado ao Sintap foi por alagamento, o que retomou a tantos outros, por curto circuito, incêndio, rachaduras enormes nas próprias fundações do prédio… Uma estrutura preparada para comportar a realidade de 40 anos atrás, que hoje não cabe mais ao quadro atual e põe em risco a vida de todos que frequentam o complexo

De julho para agosto deste ano, é a segunda visita do SINTAP/MT ao INTERMAT, órgão que não é o único com problemas de estrutura física, uma vez que todo o Complexo em que se instala esta autarquia, bem como o INDEA/MT e a Secretaria de Agricultura – SEAF/MT denota gravíssimas deficiências estruturais, elencadas nos laudos do CREA/MT e Corpo de Bombeiros e, sendo assim, todo o prédio estaria interditado. A presidente do SINTAP/MT, Diany Dias, junto ao vice-presidente Francisco Aurélio Borges e o diretor geral Cássio Mesacasa, aproveitaram o ensejo do encontro e debateram diversas demandas pertinentes à categoria, e em relação às condições estruturais da sede ficou definido que a entidade sindical convocará para 18 de Agosto, Assembleia Geral com Indicativo de Greve, justificada pelos anos de reivindicações por melhores condições de trabalho aos servidores dos segmentos representados e comprovada pelos relatórios dos órgãos fiscalizadores acima mencionados.

Pauta Antiga – A pauta que motivou a reunião nesta terça-feira (4) foi, segundo informações, fora um cano estourado que alagou diversas partes do prédio, em que a água se misturou aos fios espalhados pelo chão, no forro, molhou processos, muitos que inclusive já não têm espaço para serem guardados. Enfim, esta foi a motivação para o chamado da entidade sindical, ante tantas outras que vêm de longa data e de gestões governamentais anteriores.

Reuniões – Os dirigentes sindicais e servidores do INTERMAT debateram a crítica realidade do prédio que sedia não apenas o referido Instituto, como também o INDEA/MT e a SEAF/MT, retomando às inúmeras reuniões já realizadas com gestores governamentais em outras gestões e também com a atual; e neste caso, com a presidente Luciane Bezerra e até o chefe da Casa Civil, Paulo Taques, já que a autarquia foi transferida para a referida pasta governamental, ficando sob a responsabilidade deste secretário de governo.

Sem Resposta – Há exatamente um mês (3/7) os servidores do Intermat junto com o vice-presidente Francisco Aurélio Borges que também é servidor do Instituto, bem como a presidente do SINTAP/MT, Diany Dias, estiveram em massa na Casa Civil e se reuniram com Paulo Taques. Contudo, de acordo com os trabalhadores nada mudou de lá para cá no que tange principalmente à estrutura física do local, que a cada dia apresenta mais deficiências, com situações alarmantes que põem em risco a vida de quem trabalha na sede e também dos clientes que ali frequentam.

Assembleia – Ante à ausência de mudança, conforme expectado pelos gestores governamentais, na reunião desta terça-feira (4) os servidores demonstraram total insatisfação com a morosidade nas ações do governo, cuja gestão já ultrapassa seis meses de mandato. Sendo assim, a Assembleia Geral com Indicativo de Greve foi votada com unanimidade pelos presentes no encontro com os dirigentes sindicais. O SINTAP/MT já tomou as providências para a convocação da Assembleia Geral, e conforme o prazo de espera para publicação em Diário Oficial, a data de sua realização ficou para 18 de agosto deste ano.

Sem Mudanças – Os servidores deixaram claro que a realidade estrutural do Intermat inviabiliza a execução completa das atividades e a contento da sociedade, a exemplo da própria tecnologia que não dá sustentabilidade à aos projetos pertinentes ao segmento; bem como o espaço que não comporta mais o arquivo da autarquia nem é ideal para acomodar de forma apropriada seus trabalhadores em suas devidas funções. “Temos visto muita ‘falácia’ e nada de ação nem mudança em nenhum aspecto, muito menos no sentido literal da palavra: A ‘mudança de sede’ que nos fora prometida. O que transparece é que em Cuiabá não existe um local que possa sediar o Intermat”, protestou-se.

Fonte:  SINTAP/MT