Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB amplia filiações e inaugura sede em Alagoas

CSB amplia filiações e inaugura sede em Alagoas

Entidade trabalhará pela revitalização do Porto de Maceió e valorização dos trabalhadores do Estado

A Central dos Sindicatos Brasileiros, na última terça-feira, 5 de agosto, com objetivo de fortalecer a luta dos sindicatos de Alagoas CSB, promoveu uma intensa agenda sindical em Maceió.  O cronograma foi organizado por Ed Wilson Sampaio dos Santos, secretário nacional dos trabalhadores em motofretes, motoboys e mototaxistas da CSB e presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL), em virtude do crescimento e da representatividade que a Central tem conquistado em Alagoas.

20150805063539Diante do crescimento de filiações no estado, o presidente da CSB, Antonio Neto, convocou os sindicalistas para debater as bandeiras de lutas da Central com os objetivos e revindicações das entidades que representam os trabalhadores de Alagoas. O presidente se reuniu com representantes dos sindicatos dos caminhoneiros urbanos; economistas; contabilistas; técnicos em enfermagem; motoboys; taxistas; servidores estaduais, municipais e federais; professores; trabalhadores da agricultura; estivadores; conferentes; arrumadores e vigias do Porto de Maceió.

Segundo Antonio Neto, foi muito satisfatório a realização das reuniões. “A maratona de reuniões que a Central tem realizado por todo País é fundamental para o fortalecimento da CSB. Em todas as cidades e entidades que visitamos, as nossas propostas têm sido bem aceitas. Além disso, os sindicatos se mostram esquecidos e sem apoio às pautas de suas categoriais. A CSB surgiu e foi criada para sanar essa lacuna da estrutura sindical e ser um instrumento de fortalecimento dos sindicatos do País”, disse o dirigente.

Pauta trabalhista

No encontro, os sindicatos representantes dos estivadores, conferentes, arrumadores e vigias do Porto de Maceió apresentaram a reivindicação da revitalização do porto da capital. De acordo com as entidades, o sucateamento do local e a falta de infraestrutura têm causado prejuízo aos trabalhadores e à economia da região.

Reunião com os sindicatos dos Estivadores, Conferentes, Arrumadores e Vigias do Porto de Maceió.

A Central se comprometeu a promover um seminário envolvendo o governo federal, os sindicatos e trabalhadores para debater o futuro do porto, além de buscar uma audiência com o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Araújo. “É fundamental o investimento em uma reforma no Porto de Maceió. A revitalização representa geração de emprego e renda e também contribui para aumento das exportações brasileiras, ou seja, contribui para o desenvolvimento econômico local e nacional”, avalia Neto.

Seccional Alagoas

Na data, a CSB também conquistou uma sede no estado. A sede de Alagoas funcionará no mesmo prédio do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado de Alagoas (Sintsep).

Presidente Neto visita a sede da CSB em Alagoas, situada nas instalações do Sintsep-AL.

Jogelson Veras, presidente do Sintsep, se mostrou emocionado com a cessão da sede. “Essa seccional representa um grande passo na defesa dos trabalhadores alagoanos. Agora o objetivo da CSB-Alagoas será unificar as forças para que seja possível avançar nas reivindicações de cada categoria filiada à CSB”, afirmou.