Central dos Sindicatos Brasileiros

Sintraf consegue Carro do Cidadão para atendimento da população do Cariri

Sintraf consegue Carro do Cidadão para atendimento da população do Cariri

Ação do Sindicato da Agricultura Familiar de Nova Olinda, no Ceará, permitirá aos moradores da região emitir RG e CPF em posto móvel

O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Nova Olinda (Sintraf) solicitou ao governo do Estado do Ceará o Carro do Cidadão para atender a população da região do Cariri. A ação da entidade teve o apoio do deputado federal André Figueiredo (PDT).

Os municípios de Juazeiro do Norte, Nova Olinda e Assaré, nos respectivos dias 1, 2 e 3 de julho, receberão o veículo, que presta auxílio à população que necessita emitir documentos pessoais, como RG e CPF. A 1ª e 2ª vias de qualquer registro são entregues no mesmo dia do atendimento, e todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Cerca de 100 pessoas serão atendidas por dia.

Segundo a presidente do Sintraf, Andreia Silva, observou-se o aumento da demanda por parte dos cidadãos que necessitam de documentação básica. “Vamos iniciar o mês com mais uma conquista dos movimentos sociais do Sintraf, assim como da CSB. Tinha solicitado há meses, e para nossa surpresa recebemos a ligação da Secretaria. O Carro virá para atender a população”, contou.

Por meio desta ação social nessas cidades, a população conta com a facilidade de emitir documentos básicos para o cotidiano. No processo atual, quando é necessário requerer um documento, parte dos habitantes precisa se deslocar para outros municipios, já que o serviço não é oferecido em todas as localidades. Além disso, o tempo de espera para os trâmites burocráticos é de 15 a 20 dias.

“Precisamos atender um número maior de pessoas, e por esse motivo já pensamos em uma segunda ação que será encaminhada à Secretaria. Com certeza teremos êxito no atendimento”, afirma a presidente Andreia.

Um dos objetivos da ação, além de atender o munícipe, é conscientizar as entidades, os movimentos sociais, cooperativas e sindicatos de que a união das forças em prol da população mobiliza o governo a gerar mais políticas públicas e atender à demanda específica de cada região.

Programe- se:

A cada dia, o Carro estará em um novo endereço.

1 de julho – Sede do Sinditaxi em Juazeiro do Norte

Endereço: Rua Padre Alcântara, 50 – próximo a Rodoviária.

2 de julho – Sede do Sintraf em Nova Olinda

Endereço: Rua 14 de Abril, 277

3 de julho-  Sede Sintraf em Assaré

Endereço: Rua Padre Emílio Cabral, 78 – Centro de Assaré, em frente a Igreja Matriz de Assaré.

Documentos necessários:

Para emissão do RG

* certidão original de nascimento e cópia

* 2 fotos 3 x 4 recentes

* se casado, levar certidão de casamento original e cópia

* se menor de 16 anos, deverá estar acompanhado de responsável legal

* Para 2ª via: levar cópia do RG original ou boletim de ocorrência

Para emissão do CPF:

* RG

* certidão de nascimento (original ou cópia autenticada em cartório)

* se maior de 18 anos, portar título de eleitor