Central dos Sindicatos Brasileiros

Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão debate a produção de alimentos

Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional no Maranhão debate a produção de alimentos

CSB garantiu um representante no Encontro Nacional sobre o tema, que acontecerá em Brasília

Nos dias 21 e 22 de junho, foi realizado o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, promovido pela prefeitura de São Luís, no Maranhão. A CSB foi representada por Wennder Rocha, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Maranhão (SINTAG/MA). Na ocasião, a Central garantiu a presença de um delegado para representar os interesses da região sobre o assunto no Encontro Nacional previsto para outubro, em Brasília.

Durante a conferência municipal, foram debatidas junto ao poder público, a profissionais do setor, entidades sindicais, sociedade civil e às escolas locais questões sobre fornecimento de produção de alimentos, intoxicação alimentar e obesidade. A CSB posicionou-se a favor do fortalecimento do banco alimentar. A proposta da Central, de acordo com Rocha, é direcionada à ampliação de fornecimento de alimentos dos produtores agrícolas.

“Hoje, a compra direta de alimentos é voltada apenas para as escolas de determinado município. Com o banco mais extenso, é aberta a possibilidade de escolas comunitárias e outras instituições educacionais também adquirirem a produção do agricultor”, explica o presidente da SINTAG/MA.

5 - CópiaNo Seminário, ficou definido que o representante regional da CSB Bernardo Cardoso dos Santos Filho estará no Encontro Nacional para defender a posição na Central. Propostas para a melhoria das ações voltadas à segurança alimentar serão discutidas por todos os delegados presentes, que terão espaço para expor suas ideias e analisar os planos dos demais estados.

Durante a conferência, também foi votado para que os movimentos folclóricos sejam incluídos no debate.