Central dos Sindicatos Brasileiros

Segurança e saúde do trabalhador: entidades sindicais e MTE intensificam fiscalização em Goiás

Segurança e saúde do trabalhador: entidades sindicais e MTE intensificam fiscalização em Goiás

Central participa de ações no combate à falta de segurança no ambiente de trabalho

O representante da CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros, em Goiás, e Diretor da FETRAMAG – Federação dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Goiás, Bahia e Tocantins, Sr. Sandro Jadir de Albuquerque, participou no último dia 28 de abril em Goiânia (GO), na sede da Superintendência do Trabalho e Emprego de Goiás (SRTE/GO), de um Workshop com entidades sindicais e representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, para discutir iniciativas e ações no combate à falta de segurança do trabalhador no seu ambiente laboral.

O evento, que acorreu no Dia Mundial em Memória aos Trabalhadores Vítimas de Acidentes de Trabalho, também marcou o início da “Operação canguru: todos pela proteção dos trabalhadores”, deflagrada pelo MTE cujo objetivo é intensificar a fiscalização nas empresas, promovendo atividades de vistoria em conjunto com as Centrais Sindicais, Federações e Sindicatos.

“Na operação, os auditores que atuam na área de legislação passarão a fiscalizar também saúde e segurança no trabalho, ou seja, 100% dos auditores fiscais do trabalho estarão com foco nas questões de segurança na ambiência laboral”, afirmou o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Goiás, Arquivaldo Bites.

Sandro Jadir, que também é Titular da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho do Ministério da Previdência Social, sendo o único representante do Estado de Goiás na CTSST, apresentou dados do Anuário Estatístico da Previdência Social mostrando que no ano de 2013, no Brasil, ocorreram 717.911 acidentes, sendo 2.814 óbitos e 16.121 incapacidades permanentes. Neste período, Goiás ocupou a 9ª posição no ranking das federações em número de acidentes de trabalho. Foram 17.158 acidentes no total, com 101 óbitos e 205 incapacidades permanentes.

Para Sandro Jadir, o MTE tem exercido o seu papel protecionista e fiscalizador das normas legais. Mas afirma que “compete às entidades sindicais a garantia efetiva dos direitos do trabalhador, na busca por melhor qualidade de vida, bem estar, segurança no ambiente de trabalho e saúde dos colaboradores, garantias que devem estar acima da pretensão lucrativa da empresa”. Assevera que se necessário, “a entidade sindical deve oferecer denúncia aos órgãos competentes e ainda provocando a fiscalização do Ministério do Trabalho”.

A operação Canguru se estenderá até o dia 27 de Maio e pretende vistoriar as empresas do Estado de Goiás quanto à saúde e à segurança do trabalhador.