Central dos Sindicatos Brasileiros

Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba paralisa empresa por desrespeito aos trabalhadores

Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba paralisa  empresa por desrespeito aos trabalhadores

Ação teve como objetivo garantir que os direitos conquistados com a redução da jornada de trabalho sejam mantidos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região realizou, no dia 3 de maio, uma assembleia na metalúrgica BorgWarner para garantir que os direitos dos trabalhadores fossem respeitados. O sindicato recebeu denúncias  de que os empregados não concordavam em trabalhar aos sábados, por isso houve uma paralisação da produção no último dia 3 de maio.

DSC08613_XXX

De acordo com o diretor financeiro do sindicato, José Avelino Pereira (Chinelo), a empresa reduziu a jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais, no entanto ‑ para não diminuir a produção ‑ fez com que o primeiro turno trabalhasse aos sábados. “Eles não consultaram os empregados para essa mudança que prejudica a vida familiar do trabalhador. Isso é uma forma de coação, porque quem não está de acordo é demitido. Além disso, com um dia de folga a menos o trabalhador passa a render menos, pois ele está cansado”, avalia.

Na assembleia, a maioria decidiu não trabalhar aos sábados. O sindicato  se comprometeu a entrar em contato com a empresa para negociar a jornada de trabalho. “Uma possibilidade é a escala de turnos no plantão”, disse Igor Tiago Pereira , presidente do sindicato.