Central dos Sindicatos Brasileiros

CSB se consolida em Alagoas como uma das maiores centrais do Estado

CSB se consolida em Alagoas como uma das maiores centrais do Estado

Mais de 25 sindicatos estão em processo de filiação. Central fará curso de negociação coletiva para servidores públicos ainda este ano

No último dia 28 de setembro, a CSB realizou reunião estadual da entidade em Maceió, Alagoas, na sede do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado (SINTSEP-AL), para discutir a organização da Central na região, o fortalecimento dos sindicatos, a realização do curso “Estrutura e Processo de Negociação Coletiva”‑ evento em parceria com o Dieese ‑ para capacitar os servidores públicos de Alagoas, além de discutir a tentativa de precarização do trabalho que alguns setores pretendem encampar por meio de artigos do PL 4330 – que prevê a regulamentação da prestação de serviço.

Dirigentes dos principais sindicatos da base da CSB no Estado participaram do evento e ouviram do presidente Antonio Neto a história de criação da Central, as bandeiras de luta da entidade na defesa dos direitos dos trabalhadores, além da importância da união, organização e fortalecimento dos sindicatos.

“O sindicato tem de ter, na visão da CSB, um papel de protagonista, e eu quero ter os sindicatos vivos e atuantes. É assim que uma central sindical funciona”, ressaltou. Para a CSB, sindicatos fortes representam uma ferramenta de interação e fortalecimento das lutas das categorias.

Atuação em Alagoas

CSB AlagoasA organização da CSB no Estado começará com a instalação do escritório regional, que será estruturado pelos dirigentes estaduais. O mesmo acontece com o trabalho de filiação no Estado para aumentar a representatividade da Central na região, visando unir as categorias e traçar um panorama atual do movimento sindical alagoano para trabalhar de maneira objetiva e organizada pelas necessidades dos trabalhadores.

Os dirigentes da base reiteraram o papel agregador da entidade e o apoio da Central a todas as categorias. “A CSB é uma central diferente das outras. Já tive a oportunidade de conhecer as demais, mas nenhuma tem essa postura democrática e combativa”, afirmou Ed Sampaio, presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys do Estado de Alagoas (SIMMEAL).

Jogelson Veras, secretário do SINTSEP-AL, abriu as portas do sindicato para a CSB e se dispôs a lutar pela consolidação da entidade no Estado. “Meu sindicato está muito satisfeito e orgulhoso pela filiação à CSB. Sempre que precisamos do apoio da Central, ela nunca negou fogo”, revelou.

1378260_367264200071794_2092414359_nPara Aldo Sobreira, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Miguel dos Campos (SINDSERVIS), o movimento sindical mudou, e é necessário que as entidades estejam à frente destas transformações. “Temos de ser fiéis à nossa luta, por isso acreditamos na CSB, porque ela é a central que tem condições de crescer muito para defender os interesses dos trabalhadores”, enfatizou o dirigente.

Antonio Neto destacou a importância da união das entidades. “Quando eu assumi a presidência, tínhamos 34 sindicatos. Hoje, final de setembro, temos mais de 400 filiados e legalmente acertados no Ministério do Trabalho. Quando eu olho para trás, sei que tenho muitos companheiros que acreditam na nossa central, e nosso papel como dirigentes é fortalecer os sindicatos”, concluiu o presidente da CSB.

Homenagem a Renan Calheiros

Na sexta-feira, 27, a CSB participou do 2º Encontro Regional de Avaliação de Políticas Públicas – Alagoas, Realidade e Perspectivas, na cidade de Paripueira. Na ocasião, Antonio Neto homenageou o presidente do Senado, Renan Calheiros, com um busto de Getúlio Vargas. Clique aqui e leia a íntegra da matéria.

Veja a galeria de fotos da reunião da CSB Alagoas