Central dos Sindicatos Brasileiros

1º de maio em Guarulhos é marcado por muita música e defesa dos direitos dos trabalhadores

1º de maio em Guarulhos é marcado por muita música e defesa dos direitos dos trabalhadores

CSB participou da festa e apresentou ao público a cartilha em comemoração aos 70 anos da CLT

A Praça Orobó e as ruas próximas ficaram lotadas para a festa do trabalhador, realizada ontem, 1º de maio, em Guarulhos. Mais de 20 mil pessoas prestigiaram o evento, que contou com shows de artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Rio Negro e Solimões, e do cantor Belo.

Nos intervalos das apresentações, os dirigentes das centrais sindicais fizeram intervenções para expor aos trabalhadores suas bandeiras de luta. A CSB, que participou da organização da festa, foi representada pelo secretário-geral Alvaro Egea.

Durante seu discurso, Egea falou sobre os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e apresentou aos trabalhadores a cartilha que a CSB preparou para comemorar o aniversário do documento.

O secretário-geral enfatizou para o público que a CLT permanece atual e moderna. “Uma prova da atualidade da CLT é a PEC das domésticas, que, depois de 25 anos, corrigiu uma injustiça histórica”, enfatizou Alvaro Egea.

Ele alertou os trabalhadores sobre a importância de proteger a CLT dos maus empresários, na defesa dos direitos já conquistados e que jamais devem ser maculados, como o repouso semanal remunerado, a licença-maternidade de 120 dias, aviso-prévio em caso de demissão e seguro-desemprego.

“Precisamos enaltecer esse documento que é um escudo eficiente na defesa dos trabalhadores. Nada é mais moderno do que continuarmos a luta contra a exploração do trabalhador” ressaltou Egea.