Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente da CSB participa de seminário sobre transporte ferroviário em Campinas

Presidente da CSB participa de seminário sobre transporte ferroviário em Campinas

Evento debateu a necessidade de integração do transporte público nas regiões metropolitanas

No dia 15 de abril, a cidade de Campinas sediou o seminário “Transporte sobre trilhos: mobilidade urbana e integração das metrópoles”, promovido pela Frente Parlamentar do Bilhete Único Metropolitano, da Secretaria de Transportes de Campinas (Emdec), e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas.

O evento aconteceu no Salão Vermelho da prefeitura e fez um balanço das propostas de ampliação da modalidade sobre trilhos, além de construir um panorama para o transporte ferroviário de passageiros e cargas.

Participaram do encontro autoridades do Poder Executivo de Jundiaí, Louveira e Campinas – na figura do prefeito Jonas Donizette, da área de transportes, deputados estaduais, vereadores, o presidente da CSB, Antonio Neto, e vários dirigentes sindicais da região.

Ficou evidente a necessidade de um sistema ferroviário eficiente para o transporte coletivo, que se torne importante ferramenta para diminuir os problemas no trânsito e melhorar a qualidade do transporte público. Os participantes do debate defenderam o uso de trens como solução para a mobilidade urbana.

Integração dos meios de transporte

Para Antonio Neto, o debate foi necessário para unir forças na melhoria das condições de transporte da população. “É fundamental para o desenvolvimento das cidades que se criem maneiras de integração do transporte público. Precisamos estruturar cidades sustentáveis e com inclusão social”, defendeu o presidente da CSB.

Campinas está numa posição estratégica, interligando várias cidades, fator fundamental para o desenvolvimento do transporte ferroviário na região. Dessa forma, durante o seminário, os participantes concordaram com o fato de que os gestores públicos devem agir em conjunto para estruturar um sistema sobre trilhos que recupere a malha férrea já existente, além de integrar a modalidade sobre trilhos aos demais tipos de transportes coletivos.

A importância do seminário está na construção de um diagnóstico do trânsito e do transporte da região, com o objetivo de elaborar projetos de integração e melhoria do transporte público.

Veja a galeria de fotos do evento

Com informações da Emdec