Central dos Sindicatos Brasileiros

Em palestra no Chile, Antonio Neto expõe os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador

Em palestra no Chile, Antonio Neto expõe os benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador

Presidente da CSB explicou como o PAT contribui para o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Brasil

No dia 5 de abril, o presidente da CSB, Antonio Neto, participou como palestrante do Seminário da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a importância de programas de segurança alimentar. O tema da palestra de Neto foi o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), criado em 1976, que vem passando por atualizações e se consolidando como um dos mais importantes programas de proteção aos trabalhadores do Brasil.

O presidente da CSB abriu os trabalhos exibindo uma síntese do cenário econômico e social do País, que vem, segundo ele, avançando de forma significativa nos mais diversos setores, além da evidente melhora na qualidade de vida do povo brasileiro.

“Estamos vivendo um processo constante de ampliação dos empregos em muitos setores, passamos por uma crescente formalização e a expansão das políticas de garantia de renda”, explicou Antonio Neto expondo números que comprovam estas conquistas, como a redução da taxa de desemprego para 5,3% em 2012, a melhora nas condições de vida de mais de 13 milhões de pessoas por meio do programa Bolsa Família, a recuperação do salário mínimo e a estimativa de que 59% da população brasileira atinja a classe C até 2014.

Importância do PAT na vida do trabalhador

Mais de 10 milhões de trabalhadores são atendidos pelo PAT, que beneficia, essencialmente, a população de baixa renda. Antonio Neto afirmou que o programa contribui para a evidente melhora na condição de vida dos brasileiros.

“O PAT tem papel destacado no crescimento econômico e no desenvolvimento com justiça social porque colabora para melhor distribuição de renda, nível de aprendizado, qualificação profissional e condição de saúde e de trabalho”, esclareceu o presidente da CSB.

Para ele, os benefícios do PAT vão muito além da ajuda ao trabalhador. O palestrante explica que as empresas que fornecem alimentação aos seus profissionais obtêm dedução do Imposto de Renda das despesas operacionais com alimentação; melhora na qualidade de vida e no nível de renda de seus empregados; e aumento das condições de disputar os melhores profissionais do mercado. Outro benefício é não onerar a folha de pagamento, porque o PAT é um benefício, e benefício é isento de encargos.

“E o trabalhador, que é merecidamente o mais favorecido, tem melhores condições de trabalho e nível de renda mais alto, sem onerar seu salário, porque o ganho com alimentação não é rendimento tributável”, completou Neto.

Além disso, o palestrante expôs a relação direta entre o aumento da utilização do PAT e a diminuição dos acidentes de trabalho. “Há uma relação direta na alimentação como instrumento de redução dos acidentes. E se preocupar com a alimentação é mais do que se preocupar com a energia, é um investimento na saúde, na qualidade de vida do trabalhador e é mais dignidade para ambos, trabalhador e empresário”, pontuou.

Neto ressaltou ainda o caráter social da alimentação, além da importância da existência de lei para garantir o benefício. “A nutrição é um direito básico do cidadão. E a alimentação do trabalhador é uma responsabilidade social. Cuidar da sobrevivência física de seus empregados é o mínimo que o empresário tem de assumir”, concluiu defendendo que a alimentação reduz o desgaste do trabalhador, melhora seu desempenho e aumenta sua produtividade.

Pesquisa da OIT

Além de Antonio Neto, participaram do seminário os conferencistas Guillermo Miranda, diretor da OIT para o Cone Sul, Carmen Bueno, especialista em segurança nutricional no trabalho, e o médico e professor Eduardo Atalah, Consultor da OIT.

A organização divulgou uma pesquisa feita em parceria com as empresas Sodexo e Edenred na qual quase 40% dos trabalhadores chilenos não recebem auxílio para a alimentação.

Segundo Carmen Bueno, a alimentação de qualidade no ambiente de trabalho está ligada à segurança e à saúde do trabalhador. “Programas que dão acesso a uma dieta saudável podem ajudar a prevenir doenças crônicas, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares”, evidenciou a especialista, ressaltando ainda que a boa alimentação está diretamente ligada à produtividade do trabalhador.

Veja a galeria de fotos do seminário (créditos: OIT Cone Sul).