Central dos Sindicatos Brasileiros

Presidente da CSB é recebido em audiência pelo ministro Gilberto Carvalho

Presidente da CSB é recebido em audiência pelo ministro Gilberto Carvalho

Secretário-Geral da Presidência se mostrou entusiasmado com a pauta trabalhista proposta pela Central

O presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, foi recebido na tarde desta terça-feira (5), no Palácio do Planalto, pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Na pauta, o crescimento substancial da CSB no ano de 2012, a participação da Central nos fóruns de interesse dos trabalhadores e a Campanha Nacional pela Ampliação dos Direitos Trabalhistas, lançada pela entidade entre os dias 26 e 28 de fevereiro, em Brasília.

O ministro elogiou a capacidade de mobilização dos dirigentes da CSB para conquistar um crescimento de mais de 1000% no seu primeiro ano de reorganização e afirmou que a Central participará dos fóruns e debates onde as questões trabalhistas estiverem em pauta.

Segundo o presidente Antonio Neto, a reunião foi muito positiva. “Relatamos para o ministro a nossa luta e a nossa proposta para o movimento sindical brasileiro, além de entregarmos nosso manifesto com a pauta trabalhista que pretendemos destravar no Congresso. Nosso trabalho agora será o de articular os mais diversos setores para que bandeiras como a redução da jornada deixem de ser um sonho e se tornem realidade”, disse Neto.

Na semana passada, a CSB reuniu dezenas de dirigentes e representantes de vários sindicatos filiados à entidade em Brasília para debater com os parlamentares. Entre as bandeiras de luta da CSB estão a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a regulamentação das Convenções 151 e 158, o fim do fator previdenciário, a consolidação dos direitos dos trabalhadores e a melhoria na distribuição da renda.

Os três dias foram permeados por encontros com diversas autoridades, entre as quais o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Renan Calheiros, o vice-presidente da República, Michel Temer, além de dezenas de parlamentares e lideranças partidárias.

A CSB expôs banners em todos os postes da Esplanada dos Ministérios com a logomarca da Central e as principais palavras de ordem que integram as bandeiras de luta da entidade. Além disso, foi entregue aos parlamentares um kit da CSB, que incluía o manifesto da entidade, o jornal a relação da diretoria e brindes, como mouse pad, canetas e botons.