Central dos Sindicatos Brasileiros

Chavéz passa a integrar seleto grupo de mártires latino-americanos

Chavéz passa a integrar seleto grupo de mártires latino-americanos

Antonio Neto lamenta a morte do presidente venezuelano

Em nota divulgada na noite desta terça-feira (5), o presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Antonio Neto, lamentou a morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e se solidarizou com o povo venezuelano e os trabalhadores latino-americanos, que hoje sofrem com a perda de um grande líder.

“Se os trabalhadores e camponeses excluídos da América Latina perderam um defensor neste dia triste, a galeria dos heróis e mártires da luta pela libertação da América recebe mais um integrante”, diz a nota.

O falecimento do presidente Hugo Chávez foi anunciado nesta tarde pelo vice-presidente Nicolás Maduro. O presidente morre aos 58 anos, depois de enfrentar longo tratamento contra o câncer.

No pronunciamento, Maduro pediu que o povo venezuelano enfrente este momento “com o amor que Chávez ensinou”. O vice-presidente encerrou a fala com a frase: “Viva Hugo Chávez! Viva para Sempre”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“Foi com grande consternação que recebemos a notícia do falecimento do presidente e líder revolucionário venezuelano, companheiro Hugo Chávez, ocorrido na tarde deste 5 de março de 2013.

Se os trabalhadores e camponeses excluídos da América Latina perderam um defensor neste dia triste, a galeria dos heróis e mártires da luta pela libertação da América recebe mais um integrante.

Chávez liderou seu povo pela reconquista da Independência. Libertou-os da espoliação externa e pavimentou o caminho para a construção de uma nova sociedade, onde os filhos dos trabalhadores passam a ter as mesmas oportunidades que os filhos da elite.

Sua coragem, determinação e ideias servirão de exemplo para que o povo siga em frente, lutando contra a injustiça e contra a exploração do homem sobre o homem.

Seus ideais permanecem vivos, seu nome permanecerá nos corações e mentes de cada homem livre deste explorado e sofrido continente, cujas veias abertas começam a cicatrizar com a crescente diminuição da pobreza e da desigualdade social.

Viva o povo da Venezuela, Chávez Vive!”

Antonio Neto

Presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros